Sobre Prof. Elisson de Andrade

Professor universitário e palestrante sobre Educação Financeira. Engenheiro Agrônomo (USP), Bacharel em Direito (UNIMEP), Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela USP. Ganhador do prêmio BM&FBOVESPA de melhor dissertação/tese sobre derivativos (2004). Um eterno apaixonado em aprender e ensinar.

  • Andrews

    Boa Tarde Professor, primeiramente quero parabeniza-lo pelo artigo, de fato super interessante o assunto. Mas eu estou com duvidas. 1º qual seria a formula matemática usada para simular essa modalidade de investimento? 2º As taxas de carregamento e de Administração, incidem sobre o rendimento, valor total ou valor total aplicado? Grato professor.

    • Olá Andrews. Não é possível saber COM CERTEZA quais as fórmulas que eles utilizam, mas a base é de série de pagamentos, facilmente calculadas no excel (função PGTO). Quanto à taxa de administração, ela incide nas cotas do fundo (ou seja, sobre todo o patrimônio) e a taxa de carregamento é descontada de cada depósito. Sobre o rendimento incide tributação (IR). Abraço e obrigado pelo comentário.

      • Andrews

        Essa função PGTO é referente a formula do montante certo?