Sobre Prof. Elisson de Andrade

Professor universitário e palestrante sobre Educação Financeira. Engenheiro Agrônomo (USP), Bacharel em Direito (UNIMEP), Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela USP. Ganhador do prêmio BM&FBOVESPA de melhor dissertação/tese sobre derivativos (2004). Um eterno apaixonado em aprender e ensinar.

  • Lara

    Me meti nessa enrrascada há uns 3 anos atrás…
    Tenho um titulo de capitalização que ja paguei 32 das 60 parcelas de 20,00 cada. Na teoria deveria ter 640,00, mas o acumulado me mostra 568,00. pretendo passar este valor para o tesouro direto, mas não sei se é vantagem cancelar essa capitalização agora ou pagar tudo primeiro e resgatar o dinheiro todo.
    minha meta é ter 6.000,00 em dezembro/2012. pretendo investir os quase 600,00 do titulo de capitalização e mais 500,00 por mês.
    O que eu faço?

    • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

      Lara
      Vamos lá.
      Depois de entrar nessa roubada, fica difícil de sair sem perder… Dê uma olhada nas regras de seu título e veja a partir de quantos meses sofrerá menos desconto. Mas… não se aborreça muito com essas perdas. Elas são”pequenas” frente ao aprendizado que teve. Dessa forma, como quer o dinheiro para dezembro de 2012 (um prazo “curto”), vai acabar não fazendo uma enorme diferença frente ao valor de 6000 mil. CONCLUSÃO: do ponto de vista da sequência da sua vida, o mais importante é que aprendeu que deve selecionar melhor seus investimentos. BOLA PRA FRENTE.
      Só um comentário antes de terminar aqui: veja que seu prazo (dez/2012) é menor que dois anos. Nesse caso, aplicando em tesouro direto você terá os maiores descontos de Imposto de Renda. Principalmente os R$500,00 relativos aos últimos seis meses do período. Se for sacar o dinheiro todo em dezembro, fique de olho nisso.

      • neli

        olá,boa noite.
        fiz um titulo de capitalização em maio de 2012,no valor de 2 mil reais.
        gostaria de saber se posso resgatar o dinheiro e quanto o mesmo me rendeu.
        obrigada

        neli

        • neli

          não sabia que era tão ruim este negocio de titulo de capitalização. foi feito um unico pagamento que é o valo que falei no comentario a cima.
          o titulo chama ourocap premio.
          não sei como funciona.

  • Elton Medina

    Valeu professor pelas informações, muito bem ditas! Mas tenho uma dúvida, tenho uma quantia de 2 mil reais para inverstir, com essa mudança da caderneta de poupança, penso em depositar na conta, só que existe uma ressalva para ter um lucro maior do que o normal, que depende da taxa selic ao ano, então fico na dúvida e o senhor como profissional formado na área seria a melhor pessoa para esclarecer, faço esse deposito ou faço investimento na bolsa de valores, ja que capitalização esta fora de cogitação! Sei que ambas acaba sendo uma loteria, mas enfim, o que faço?

    • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

      Olá Elton. Minha dica é. Com dois mil reais, o mercado de ações fica inviável (a não ser que seja fundo de ações.
      Então, coloque na poupança mesmo e adquira o HÁBITO de poupar todo mês. Ao mesmo tempo que vai poupando, estude e acompanhe outros investimentos.
      Depois de um tempo, vc terá conhecimento e dinheiro para montar uma carteira de investimentos interessante.
      Abraços e obrigado pela visita.

  • Helena

    Olá,
    Eu gostaria de saber se antes do primeiro pagamento é possível cancelar esse produto?

    Obrigada

    • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

      Ola Helena. Tudo depende das cláusulas do contrato. Precisa dar uma olhada… Abç e obrigado pelo comentário.

  • Marcelo

    Prof. Elisson,

    Gostaria de colocar aqui que título de capitalização nunca foi e nunca será um investimento. Deveria estar na categoria de jogo de azar.
    Para quem “investe” em título de capitalização, vá para poupança que é muito mais segura, não tem IR e tem algumas facilidades. Pelo menos assim vc cuidará um pouco melhor do seu dinheiro. Mas tome cuidado, com a baixa da taxa de juros e a inflação mantendo ou aumentando na casa de 5% aa, na poupança já será um investimento com rendimento negativo.

    • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

      Falou e disse Marcelo!!! Obrigado.

  • Fagner Sabrina

    Ola Prof Elisson, tem como investir 100 R$ por mês que renda mais que a poupança e não tenha imposto de renda?
    fagnersilva1988@hotmail.com
    Desde já obrigado…

    • http://profelisson.com.br/ Elisson de Andrade

      Olá Fagner. Que renda mais que a poupança existe o Tesouro Direto. Que não incida imposto de renda e pare esse valor, desconheço qualquer alternativa. Abç.

      • Fagner Sabrina

        Obrigado por me informar, em qualquer banco que eu poço ir?

        • http://profelisson.com.br/ Elisson de Andrade

          Precisa de uma corretora (que até pode ser a do banco). Para mais informações acesse http://profelisson.com.br/2012/01/23/manual-do-tesouro-direto/

          Para correr menores riscos, sugiro as LFTs, que acabam seguindo a taxa Selic. Se esperar mais de dois anos, para incorrer na menor tributação, tende a render mais que a poupança. Abç

          • Fagner Sabrina

            Valeu amigo muito obrigado…