Sobre Prof. Elisson de Andrade

Professor universitário e palestrante sobre Educação Financeira. Engenheiro Agrônomo (USP), Bacharel em Direito (UNIMEP), Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela USP. Ganhador do prêmio BM&FBOVESPA de melhor dissertação/tese sobre derivativos (2004). Um eterno apaixonado em aprender e ensinar.

  • Haroldo

    Prof.: onde fica o custo de oportunidade nisso tudo. Não poderia ser vantajoso reter um capital maior nas mãos que possa possibilitar ter acesso a um negócio bem mais rentavel do que pagar a divida e ficar sem capital para possiveis oportunidades?

    • A grande questão é: onde estão as oportunidades que rendem mais do que o custo de captação de dinheiro do mercado? O texto inteiro é poderia ser muito bem definido como a importância do custo do capital, pois é disso que ele trata. Abração Haroldo.

  • Oseias, respondido por e-mail. Obrigado e espero que continue prestigiando o Blog.

  • Matsusa Borges

    Às vezes, as pessoas deixam o emocional tomar conta do racional.
    Eu mesmo tenho uma carteira de investimentos e estava querendo comprar um carro. Emocionalmente, eu estava com dó de pegar boa parte do investimento e pagar a vista, pois eu teria, vamos assim dizer, boa parte do meu capital indo pro ralo e trazendo aquela sensação de que fiquei sem dinheiro…
    Mas, ao calcular todas as taxas de juros de um possível financiamento, percebi que faria uma burrada sem tamanho, pois além dos juros eu gastaria com seguro, manutenção, combustível e impostos. Ou seja, teria uma despesa mensal que consumiria boa parte do meu salário.
    Parabéns pelo artigo. Acabei caindo aqui através do e-book as 5 Etapas do Planejamento, um excelente material.
    Sempre tive o hábito de poupar, mas não tinha a noção exata de mensurar o patrimônio através do fluxo de caixa.
    Foi uma grande novidade ao descobrir o quanto eu estava deixando o dinheiro escapar através de gastos desnecessários!
    E pior, estava poupando e comprando no cartão parcelando sem ter a maldade de pagar à vista e obter desconto…
    Um abraço e obrigado pela ajuda.

    • É isso aí @matsusaborges:disqus . Parabéns pela história de transformação. Forte abraço. Prof. Elisson