Sobre Prof. Elisson de Andrade

Professor universitário e palestrante sobre Educação Financeira. Engenheiro Agrônomo (USP), Bacharel em Direito (UNIMEP), Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela USP. Ganhador do prêmio BM&FBOVESPA de melhor dissertação/tese sobre derivativos (2004). Um eterno apaixonado em aprender e ensinar.

  • Guto Silveira

    Parabéns Prof.Elisson por mais uma artigo brilhante.

    • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

      Valeu Guto… Eu que agradeço pela ideia.

  • Regina

    Muito bom! Parabéns!

    • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

      Muito obrigado!!!!!

  • Regina

    Experiência própria: o filho com melhor visão financeira é aquele que soube administrar o primeiro porquinho (cofrinho) que ganhou quando era criança.

    • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

      A arte está em conhecer bem o filho ou filha e saber fazer com que o assunto DINHEIRO entre de forma lúdica e assimilável em sua vida. Obrigado pelo comentário Regina.

  • Daniely da Silva

    Boa tarde Elisson,

    Li o seu artigo “Resultados das Simulações com fundos de Rendas Fixas” no seu antigo Blog. Achei-o muito interessante e me ajudou a sanar algumas dúvidas.
    Sou aluna de administração da PUC-SP e estou fazendo minha monografia sobre aposentadoria. Meu objetivo é dizer qual é o melhor investimento, fundos de renda fixa ou previdência privada, para pessoas que estão pensando em aposentadoria.
    No desenvolver do meu TCC falei sobre o déficit previdenciário, as famílias da previdência privada (PGBL, VGLB, FAPI) e os investimentos de Renda Fixa (títulos públicos, cdb´s. debêntures, etc).
    No meu último capítulo, decidi fazer alguns cálculos de previdência privada e fundos de investimento de RF. Para calcular a previdência privada, encontrei um site muito bom (http://www.buscaprev.com.br/) que faz a comparação de diversos planos de previdência, levando em consideração o seu investimento mensal, taxa de adm, carregamento, etc.
    Através desse site pude fazer os cálculos de Previdência privada comparando diversos investimentos, prazos e rentabilidade. Contudo, não consigo fazer os cálculos para um fundo de investimento em RF.
    Teria como você me auxiliar nesses cálculos? Indicando-me livros, sites, ou até mesmo uma fórmula para calcular a rentabilidade final?
    Desde já agradeço.

  • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

    Olá Daniely
    Ajudo com todo prazer. Estou voltando hoje para o Brasil e vou ter mais tempo para lhe ajudar. Envie-me um e-mail através do formulário de contato desse blog, e vamos conversando.
    Abç

  • Fernanda

    Muito bom, tenho PP para meu filho e vou verificar todas as suas dicas e ver o que é melhor! Muito obrigada, valeu!

    • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

      Eu que a agradeço Fernanda. :)

  • LLJ

    Professor Parabéns pelo seu blog, seu texto também está excelente.
    Acho que seu leitor também deveria dar uma olhada no texto do Dr. Money (http://www.drmoney.com.br/educacao-financeira/poupar-para-os-filhos/), onde ele sugere que os pais invistam mais na própria aposentadoria. Sou um pouco avesso a ideia de fazer tudo pelos filhos, afinal a maior motivação e o valor que daremos ao que temos está na realidade na conquista, a luta, os obstáculos, as pequenas ou grandes dificuldades são ingredientes insubstituíveis ao prazer de conquistarmos nossos objetivos. É como o pai que constrói um império e depois não entende porque o filho não quer saber nada daquilo, é perfeitamente compreensível, afinal o império não foi seu sonho, mas sim do pai dele. Existem pessoas que só pensam em dinheiro, outras não, elas sabem exatamente o valor do dinheiro, as do primeiro grupo vivem para o dinheiro, as outras vivem do dinheiro, aí pergunto ao amigo leitor: a qual grupo no futuro pertencerá seus filhos?
    Abraços

    • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

      Obrigado pela sugestão de leitura LLJ.
      Gostei muito de sua reflexão e complementação sobre educação dos filhos. Esse é um tema árido dentro das finanças pessoais e vc o abordou de maneira bem lógica.
      Espero que possa continuar prestigiando meu blog e fazendo comentários.
      Abç
      Elisson

    • http://www.jbsilva2.com.br Mônica Japiassú

      Eu e meu marido pensamos exatamente dessa forma!

      De que adianta fazer investimentos específicos para os filhos se, em um momento de altos gastos imprevistos, os pais se veem obrigados a pegar dinheiro “dos filhos” e se sentem superfrustrados por isso? Já vi alguns casos desse tipo.

      O maior investimento que estamos fazendo pelas nossas filhas é exatamente dar educação financeira a elas, como bem falou o Prof. Elisson na conclusão de seu ótimo artigo!

      Se nós, que não tivemos quando crianças toda essa educação financeira a que temos acesso hoje em dia nem poupanças específicas para nós, estamos conseguindo ter uma ótima trajetória financeira, nossas filhas ganharão o mundo antes mesmo de se casarem! Hehehehe!

      • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

        Olá Mônica. E o mais importante que considero é que com educação financeira, não importará muito qual a profissão que suas filhas escolherão. Sabendo lidar com dinheiro, qualquer coisa que fizerem será por gosto, e não por obrigação ou imposição da sociedade. Abração.

  • http://ciparegionalsul2012.blogspot.com/ Valter Rufino

    Bom dia! Passo por algo parecido com nossos colegas, tenho uma filha que vai fazer 3 anos e estamos planejando um segundo filho, então, buscamos um valor pequeno e vamos alternando mensalmente em Títulos públicos, CDBs, Ações, poupança, etc, sempre buscando uma segurança na diversidade e retorno a longo prazo, com taxas pequenas do banco e menor incidência do IR.
    Parabéns, pelo seu trabalho, aprendi muito.

  • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

    Valter, obrigado pelo comentário oportuno, parabéns pelo planejamento financeiro para os filhos e espero mais comentários em próximos artigos. Abç

  • Marcel F

    Estava vendo meu VGBL aqui e a rentabilidade dos últimos 12 meses foi de cerca de 9%, já descontada a taxa de administração – alta, de 2%aa, pelo menos conforme site do banco). Descontada a inflação dos últimos 12 meses, a rentabilidade líquida foi de 3,81% (se fosse sacar hoje, ainda teria o IR). Considerando a baixa da SELIC, a tendência de VGBL’s em renda fixa é terem rendimento cada vez menor e essa taxa de administração, se não baixar, vai comer todo o rendimento, já q a inflação não parece reduzir muito por agora.
    Pretendo paralisar os aportes e reinvestí-los em outra coisa, enquanto o produto não se torna mais atrativo.

    • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

      Olá Marcel
      Essa sua análise é o que TODAS as pessoas deveriam fazer. Com a diminuição da taxa de juros, agora mais do que nunca, altas taxas de administração/carregamento irão ser fator decisivo na rentabilidade. Enquanto tínhamos taxas de juros nominal de 15% ao ano, muitos não percebiam que uma taxa de adm de 3% era alta. Hoje em dia, esse patamar torna o investimento em renda fixa completamente inviável. Abração, obrigado pelo comentário e aguardo os próximos.

  • Alex Oliveira

    Prezado Professor,

    Perfeito esse seu blog, era algo assim que estava precisando, comentários feitos por um profissional capacitado e qualificado, que dar dicas financeiras porque gosta da matéria e sente-se bem em ajudar! Isso é ser um professor.

    O seu conhecimento é meu sonho de consumo, parabéns!

    Indicarei a todos os meus amigos!

    • http://www.profelisson.com.br Prof. Elisson de Andrade

      Olá Alex. Muito obrigado pelas palavras e por se colocar à disposição em ajudar a divulgar o blog. Tais palavras me dão ânimo para continuar caprichando nos posts :) Abração

  • Pingback: ()