Sobre Prof. Elisson de Andrade

Professor universitário e palestrante sobre Educação Financeira. Engenheiro Agrônomo (USP), Bacharel em Direito (UNIMEP), Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela USP. Ganhador do prêmio BM&FBOVESPA de melhor dissertação/tese sobre derivativos (2004). Um eterno apaixonado em aprender e ensinar.

  • Pingback: ()

  • malanar11

    Pelas minhas contas o TD Selic da aproximadamente 98,5% do CDI, uso como base para comparar com outras aplicações baseadas no CDI (CDB, LCA, etc).

  • aracelli martins

    professor, é possivel comprar uma parte desse título e depositar mensalmente nele como se fosse a cardeneta de poupança ? o resgate do valor é em torno de doze ou onze meses?

    • É possível, sim, fazer compras parciais do título, e mensais. Você vai perceber que, aproximadamente dois anos antes de vencer o título, eles não são mais passíveis de serem comprados. Aí, terá que mudar de título. Logo, vc pode resgatar o título a qualquer momento ou esperar o vencimento, e aproveitar a menor tributação que ocorre após 24 meses de aplicação. Abraços @aracellimartins:disqus

  • João Lucas Dourado do Val

    Professor, onde posso encontrar informações da taxa da selic %a.a que aparece na compra no site do Tesouro Direto? Em determinadas épocas ela pode estar negativa, correta? Gostaria de entender os motivos e os impactos. Obrigado

    • Olá @joolucasdouradodoval:disqus . Não entendi perfeitamente sua pergunta, mas farei alguns esclarecimentos.
      Quando vc fala “%a.a. da Selic que aparece na compra do site do Tesouro Direto”, acredito eu que esteja falando de títulos PREFIXADOS. Aqueles valores são EXPECTATIVAS de qual será a Selic média, para determinado vencimento, no FUTURO. Logo, vc não acha esses valores (só histórico de seu comportamento passado), pois são negociados no próprio mercado de títulos públicos.
      E com relação, ainda, a essa taxa, ela pode oscilar de um dia para outro, a depender das expectativas do mercado. Mas ela sempre será positiva. O que acontece de NEGATIVO é que, se compra um título prefixado e a expectativa da taxa de juros futura sobe, no curto prazo poderá ter RENTABILIDADE negativa.
      Espero ter contribuído com sua dúvida.
      Prof. Elisson

      • João Lucas Dourado do Val

        Olá professor, obrigado pela resposta. Na verdade me refiro aquela linha que aparece na hora de comprar um titulo Selic:

        Tesouro Selic 2021 (LFT) 01/03/2021 0,05% 0,09% R$ 8.520,92 R$ 8.507,15.
        Atualizado em: 31-01-2017 16:21:28

        O que vem a ser esse 0,05% de taxa de compra da Selic? A rentabilidade da selic não seria definida no CUPOM? Entendo as do prefixados e as que agregam ao IPCA, mas não consegui entender esse valor que aparece na Selic.

        Muito obrigado professor, seu blog é excelente e o senhor extremamente didático! Desculpe incomodar.

        • Olá @joolucasdouradodoval:disqus. Esse valor não se refere ao CUPOM, mas sim a um ágio/deságio que esses títulos compreendem. A grosso modo, se houver ALTA DEMANDA por um dado título pós fixado, o mercado aceita pagar um pequeno percentual A MAIS da selic. E se a demanda for baixa, um certo percentual A MENOS. Procure no Google sobre essa questão de “ágio/deságio em títulos Selic”, que deverá entender melhor, já que precisa de um pouco de matemática e exemplos, para que isso fique claro. Abração.

          • João Lucas Dourado do Val

            Muito obrigado professor!