Sobre Prof. Elisson de Andrade

Professor universitário e palestrante sobre Educação Financeira. Engenheiro Agrônomo (USP), Bacharel em Direito (UNIMEP), Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela USP. Ganhador do prêmio BM&FBOVESPA de melhor dissertação/tese sobre derivativos (2004). Um eterno apaixonado em aprender e ensinar.

  • Cada vez que leio um artigo sobre consumo reforço a certeza da importância de que nosso povo tenha mais conhecimento de conceitos de educação financeira.
    Infelizmente o Brasil ainda engatinha no assunto, pois em outros Países, a exemplo dos EUA, há vinte anos a educação financeira já faz parte da grade curricular do high school (nosso ensino médio).
    Difícil qualificar qual o consumo saudável, se em bem material, viagem, diversão, ou atividade cultural; afinal cada um de nós tem um perfil diferente, moldado na educação recebida, nos hábitos culturais, etc.
    Assim, em minhas palestras, prefiro alertar para alguns aspectos que relato a seguir:
    • -Cuidado com as armadilhas do consumo : As técnicas de marketing e massiva veiculação de produtos, por todos os meios de comunicação, fazem com que eles pareçam indispensáveis a nossa vida, quando na verdade nem sempre o são.
    • Consuma para satisfazer o “seu” sonho – não se deixe levar a desejar comprar um carro simplesmente porque seu amigo ou seu vizinho comprou.
    • Não compre simplesmente por status; repito aqui a melhor definição que li, creio que no linkedin – “Status é comprar coisas que você não quer, com o dinheiro que você não tem, a fim de mostrar para gente que você não gosta, uma pessoa que você não é”.
    • Seja lá quais forem as suas preferências, os gastos em consumo devem ser conscientes e planejados.

    • “O consumo inconseqüente é o início do caminho para o endividamento”

    LUIZ PAULO GUIMARÃES
    lamgcris@gmail.com

  • Pingback: ()