Sobre Prof. Elisson de Andrade

Professor universitário e palestrante sobre Educação Financeira. Engenheiro Agrônomo (USP), Bacharel em Direito (UNIMEP), Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela USP. Ganhador do prêmio BM&FBOVESPA de melhor dissertação/tese sobre derivativos (2004). Um eterno apaixonado em aprender e ensinar.

  • Ítalo Nogueira Soares

    Muito bom texto, Professor. Interessante forma de analisar o porque as pessoas não se interessam em forma patrimônio para a posteridade.

    Quando passei a ler sobre educação financeira achava que o instinto gastador era predominantemente brasileiro. Ledo engano. Cruzei com uma reportagem que dizia que mais de 80% das famílias médias americanas não tinham nem 2000 dólares em poupanças/fundos. Esses números me assustaram muito, já que o americano recebe em média mais que o brasileiro, além do setor financeiro de lá ser mais pungente do que o de cá.

    Tempos atrás me deparo com uma reportagem dizendo que mais de 86% dos servidores públicos de brasília estão em forte endividamento, com números chegando a centenas de milhares de reais.

    Usei esses exemplos para ilustrar o fato que acumular patrimônio nem sempre está diretamente atrelado a renda ou oportunidades. É preciso propósito e disciplina.

    Sem mais delongas. Excelente texto.

    Abraços.

    • Olá Ítalo, muito obrigado por mais um comentário super bacana. Os EUA são uma sociedade de consumo e creio que essa questão de falta de propósito também seja problema por lá. O que se pode notar é que tratar do tema de educação financeira é algo bastante complexo e deve ser incentivado. Abração e aguardo próximo comentário.

  • Pingback: ()

  • Hildo Antônio

    Muito bom este artigo, realmente todos nos precisamos quardar parte de nosso dinheiro para o futuro, só pensamos no agora, no momento, sendo que o futuro está logo ai na nossa frente.

  • Excelente artigo Prof Elisson. Como você disse no artigo, muitas pessoas abacam não guardando dinheiro por falta de um propósito e também de um planejamento elaborado. Durante estes últimos 02 anos acabei conseguindo montar boa uma reserva de emergência. Agora estou terminando de finalizar alguns compromissos para que no ano vem posso iniciar a outra etapa do meu planejamento, o investimentos. Por enquanto estou estudando dia-a-dia o mercado de investimentos para conhecê-lo de forma mais profunda.

    Penso para alcançar sucesso em nossas vidas precisamos nos educar e nos disciplinar financeiramente, pois só assim conseguiremos chegar aos nossos objetivos e metas propostas.

    Um grande abraço…

  • Pingback: ()

  • gilson

    MUITO BOM OS SEUS CONSELHOS FINANCEIROS MUITO OBRIGADO!!!

  • Ellison

    Excelente texto professor. Essa linha de pensamento é útil para tudo na vida e não só educação financeira. A partir de agora, tentarei utilizar esse método para todos meus planejamentos, sejam eles financeiros ou não. Parabéns! Muito sucesso!