Sugestões de leitura

 

Nos últimos meses, tenho dedicado uma fração cada vez menor de meu tempo/energia para a leitura dos noticiários diários. Ler, todos os dias, por que a bolsa subiu/caiu, sobre a opinião de especialista acerca das perspectivas quanto à valorização ou desvalorização do dólar, ou qualquer outro desses assuntos “corriqueiros”, têm se tornado cada vez menos relevante em minha vida. A maior parte de meu tempo dedicado à leitura tenho reservado para materiais, digamos, atemporais. Livros e artigos científicos que acrescentam muito mais do que notícias circunstanciais.

Dessa forma, decidi compartilhar com os leitores do blog apenas alguns materiais que julgo ser bastante interessantes, que agreguem valor ao capital humano de maneira mais duradoura. Para informações adicionais, deixe seu comentário neste post que terei o maior prazer de responder. Boa sorte em suas finanças e vida pessoal!

 

os 7 hábitos COVEY, S. R.  Os 7 hábitos das pessoas altamente eficazes.  Rio de Janeiro: BestSeller, 46ª. Ed., 2012.

  Este campeão de vendas ainda é um dos melhores materiais que conheço sobre mudança de hábitos. A maneira como o autor aborda a questão comportamental nos faz refletir sobre diversas dimensões de nossas vidas, forçando uma revisão de paradigmas essencial não só para o “sucesso” financeiro, mas também pessoal/profissional.

  A versão em português, do qual a imagem da capa ao lado se refere, não é das melhores, mas não compromete o claro entendimento das questões mais relevantes. 

  Acredito que tal leitura seja uma boa dica para aqueles que necessitam de um auxílio para mudar os hábitos financeiros para melhor.

 

maestria LEONARD, G.  Mastery: the to success and long-term fulfillment.  New York: Plume Printing, 1992.

  Em português, o título deste livro é Maestria: as chaves do sucesso e realização pessoal. A citação oferecida está em inglês por ser o exemplar com o qual tive contato (a versão em português me pareceu ser um pouco difícil de encontrar!!!!!)

  Sou apaixonado pelo conteúdo desse livro (já o li duas vezes), pois aborda de maneira ímpar questões ligadas ao atingimento de maestria em qualquer área de nossas vidas, seja em atividades físicas ou intelectuais.

  A análise sobre como nos comportamos frente aos desafios de nossas vidas é uma das partes que mais aprecio, sendo que o livro oferece uma argumentação bastante lógica e prática sobre como superá-los. Indicadíssimo!

 

 

o gorila invisivel CHABRIS, C.; SIMONS, D.  O gorila invisível: e outros equívocos da intuição.  Rio de Janeiro: Rocco, 2011.   

O intrigante título deste livro é oriundo de um famoso teste elaborado pelos autores do livro (clique aqui para vê-lo), em que se testa o que denominam atenção seletiva.

  Todavia, o livro vai muito, mas muito além desse curioso experimento. São apresentados diversos estudos que demonstram como o cérebro humano erra, sistematicamente, ao tomar decisões baseadas apenas na intuição.

  Para quem conhece o trabalho acadêmico dos autores, já bastaria a leitura do livro apenas pelas suas comprovadas capacidades. No mais, recomendo-o para todos aqueles que pretendem conhecer um pouco mais sobre a maneira como agimos em diferentes situações. Excelente e agradável leitura.

 

 

desafio aos deuses

BERNSTEIN, P. L. Desafio aos Deuses: a fascinante história do risco.  Rio de Janeiro: Campus, (várias edições).

  Para aqueles que se interessam por investimentos, a questão do risco é um tema bastante presente nas leituras especializadas.

  Porém, este livro de Bernstein trata desse assunto dentro de um contexto histórico, apresentando como a percepção sobre o futuro passou de algo ligado ao sobrenatural (aos Deuses), para ser encarado como passível de ser compreendido de forma matemática.

  A riqueza de informações e a forma como a história do risco é apresentada faz deste livro uma pedra preciosa dentro do que se propõe a abordar. Simplesmente FASCINANTE!

 

 

 

super-freakonomics

 LEVITT, S. D.; DUBNER, S. J.  Super Freakonomics: o lado oculto do dia a dia. Rio de Janeiro: Campus, 2010.

  A maneira como os autores explicam economia para leigos é o verdadeiro chamariz deste bestseller, em que se mescla seriedade e uma dose exata de “humor”. Os exemplos vão desde “por que prostituta de rua é como papai-noel de shopping?”, até uma análise sobre o que “furacões, ataques cardíacos e mortes em rodovias têm em comum”.

   Esta obra é uma continuação do primeiro e bem sucedido livro Freakonomics: o lado oculto e inesperado de tudo que nos afeta, dos mesmos autores.

   A recomendação de leitura é feita para aqueles que desejam saborear conceitos econômicos de maneira prazerosa. Muitos insights interessantes e boas risadas é o que você terá ao ter contato com essa obra grandiosa.

Sobre ecliente

Esta área é reservada para a biografia do autor e deve ser inserida para cada autor a partir da seção Informações biográficas, no painel administrativo. Caso deseje incluir links para as redes sociais de cada autor do site, recomendamos que instale o plugin WordPress SEO. Após instalado, o plugin criará os respectivos campos para links das principais redes sociais (Facebook, Google Plus e Twitter). Após preenchidos os campos, os links de cada rede aparecerão automaticamente aqui.