Sobre Prof. Elisson de Andrade

Professor universitário e palestrante sobre Educação Financeira. Engenheiro Agrônomo (USP), Bacharel em Direito (UNIMEP), Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela USP. Ganhador do prêmio BM&FBOVESPA de melhor dissertação/tese sobre derivativos (2004). Um eterno apaixonado em aprender e ensinar.

  • Opa Elisson! Obrigado pela contribuição!

    É valioso entender isto, definição de objetivos. Aliás, bem desenvolvido seu vídeo!

    Algo que também funciona muito bem pra mim (pra não só definir, mas alcançar os objetivos) e pra várias pessoas que tenho dividido isto, é entender primeiro, o que te deixa muito feliz…

    Esse se torna o objetivo principal, depois disso, é ligar emoções de prazer à aquilo (alcançar aquele objetivo) e emoções de dor em não ter/fazer/ser aquilo…

    Funciona porque foca em até 3 objetivos ao mesmo tempo apenas.

    E uso isso, de ligar prazer à alcançar e ligar dor em não fazer aquilo, pra me tirar da zona da procrastinação sempre que preciso…

    Bom, se leu até aqui, espero que eu tenha contribuído com algo com a sua audiência aqui!

    Aos poucos vamos melhorando o nosso país, ajudando cada pessoa com a Educação Financeira!

    Forte abraço Elisson e continua firme!
    -Vitor

    • Olá Vitor. Sou eu quem agradeço sua colaboração aqui no blog. Abração.

  • Yamamoto Yoshiko

    Muito legal o video! Porém… (sempre tem um porém, né…) creio que esse tipo de planejamento é muito válido para pessoas jovens começando a se estruturar para a longa jornada pela frente, mas, e quanto às pessoas que já chegaram na 3ª idade? Como gente como eu e meu marido podemos planejar a vida “futura” (com a melhoria de qualidade de vida, os que têm 60 anos hoje têm expectativa de vida de mais 20 ou até 30 anos, não é mesmo?), já vivendo de aposentadoria, e assombrados com a possibilidade cada vez mais real e ameaçadora de doenças e incapacidades físicas? Até hoje não encontrei nada voltada para Educação Financeira de 3ª idade, e acho que seria muito interessante para o público mais “maduro” uma abordagem específica de educação para essa idade, também. Fica a sugestão, e desejo muito sucesso nos seus cursos e blog! Abraços

    • Olá @yamamotoyoshiko:disqus. Sobre planejamento, acredito que a abordagem do vídeo ainda é válida, como um modelo para refletir as prioridades e o que pode ser feito para potencializar a conquista de objetivos. Talvez os conceitos de curto, médio e longo prazos possam ser diferentes, mas apenas isso.
      Todavia, achei muito válida a dica de fazer algo específico para a melhor idade. Já coloquei aqui na minha “caixinha de amadurecimento de ideias”. Quem sabe não surge alguma novidade por aí, sobre o tema… Abração.

    • Williams Nunes

      Olá Amigos @yamamotoyoshiko:disqus e @elissondeandrade:disqus. Concordo com ambos, mas como um “pré” 3ª idade (kk), entendo importante algo voltado para nós. Por exemplo, tenho dificuldade de fazer uma abordagem de médio e longo prazo quanto aos investimentos, quando sobra dinheiro (óbvio). Em que aplicar e em que prazo, tendo em vista as questões expostas por Yamamoto.

  • leanderson alcantara

    Um vídeo bem interessante que encontrei que fala sobre perfil de riqueza foi nessa canal: https://youtu.be/UH2ZMQbSPcY

  • Hamilton

    Caro Prof Elisson,
    Parabéns pela apresentação! Acredito que ajudará muitas pessoas na organização de suas vidas. Espero que você consiga despertar essa necessidade de organização em um grande número de pais de família e êles consigam uma família unida e organizada, independentemente da classe econômica e social.
    Grande abraço

    • Olá @disqus_eQ6kl7j0eF:disqus. O objetivo é esse mesmo. Muito obrigado pelas palavras generosas. Abração.