3 passos simples para você investir seu dinheiro

Tempo de leitura: 4 minutos

Ao longo desses anos ensinando Educação Financeira, seja em palestras, em sala de aula ou online, uma pergunta me persegue:

Prof. Elisson, onde posso investir meu dinheiro para render mais?

Responder tal pergunta não é tarefa trivial, mas o presente texto tem por finalidade esclarecer alguns pontos importantíssimos sobre o assunto.

Conheça os 3 passos que uso para investir o meu próprio dinheiro.

PASSO 1: definindo objetivos

Defendo a ideia de que não faz muito sentido pensar em investir dinheiro se não houver um objetivo claro. Explico.

Existem aqueles que ficam só na intenção de guardar dinheiro e nunca conseguem. Talvez, por não ter motivação que possibilite abrir mão de algo hoje para conseguir coisa melhor no futuro, vivem apenas no presente. Objetivos de longo prazo vão sempre sendo adiados, colocados em segundo plano, pois sempre têm despesas urgentes que consome todo o dinheiro ganho no mês.

No outro extremo, vejo pessoas ávidas por dinheiro, que estudam formas de ganhar mais e mais e mais. Querem fazer fortuna. Para quê? Lá no fundo, não possuem uma resposta realmente inspiradora. Veem no dinheiro uma forma de obter poder, de comprar tudo o que querem, mas acabam tendo pouco tempo e prazer para gastar o que ganham, além de deixar de lado dimensões importantes da vida como relacionamento com família, amigos e a própria saúde.

Logo, para investir bem seu dinheiro, é preciso que tenha clareza de objetivos. O que é importante de ser feito ao longo de sua vida? O que lhe traz, além de prazer, um engrandecimento enquanto ser humano? Você sabe onde e como quer estar daqui 20 ou 30 anos?

PASSO 2: escolhendo investimentos

Quando se sabe onde quer chegar, o processo de escolha dos ativos que irão compor sua carteira de investimentos se torna mais simples.

Mas quais seriam esses ativos?

A minha sugestão é que, pelo menos de início, você estude poucos investimentos, entenda perfeitamente como eles funcionam, seus riscos, e trabalhe somente com eles.

O que ocorre muitas vezes é a pessoa querer conhecer diversos ativos (muitos deles, arriscados), buscando altíssimas rentabilidades (quer dar o pulo do gato de maneira rápida), mas compreende os riscos envolvidos de maneira superficial e gasta muita energia para obter ganhos modestos (ou até mesmo perde dinheiro)

Na outra ponta, temos aqueles temerosos em perder qualquer centavo, e se acomodam em aplicações como a Caderneta de Poupança, aceitando retornos que não conseguem acompanhar nem mesmo a inflação. A falta de informação impede que consiga ganhos maiores sem aumentar os riscos.

Então, minha sugestão (e o que faço com minha própria carteira de investimentos), é focar em poucos e bons ativos, tendo um elevado nível de conhecimento sobre eles, administrando melhor os riscos e aumentando a segurança e eficácia das decisões.

PASSO 3: alocando ativos

O processo de alocação de ativos, nesse contexto, significa escolher os investimentos que melhor atendem aos seus objetivos traçados.

Veja que em tal argumentação é menos importante a rentabilidade da carteira, e mais relevante ter os ativos certos para cada meta estabelecida.

Se tenho clareza sobre o que quero fazer com o dinheiro, qual valor ($$$) preciso para realizar cada objetivo, os prazos em que cada um deles será concretizado e as motivações certas para guardar o montante necessário, basta escolher os ativos (que domino bem) mais interessantes para cada caso.

Sem complicações. Sem incorrer em riscos que sejam acima de sua capacidade de suportá-los. SEM MEDO!

Esse meu método, que já ensinei para muitos alunos, tem uma grande vantagem: é simples e eficaz.

VOCÊ TEM INTERESSE EM APRENDER ESSE MÉTODO, EM DETALHES?

Nesse ponto, gostaria de “ouvir” VOCÊ.

Há anos meus leitores me pedem para criar algo online sobre investimentos, e acabei sempre focando em auxiliar aqueles que precisam aprender a guardar dinheiro (com dívidas).

Mas agora chegou o momento e estou seriamente pensando em, no prazo de poucas semanas, lançar um treinamento explicando como faço para investir meu dinheiro, através dos 3 passos citados nesse texto.

A ideia é disponibilizar todas as planilhas em Excel que utilizo, ajudando você a definir objetivos claros e poderosos, ensinar passo a passo como investir em Tesouro Direto, ETFs e Fundos de Investimentos, além de explicar o que você deve levar em consideração para escolher o melhor ativo para cada objetivo traçado.

Gostaria muito de um feedback seu sobre essa ideia.

Acha que seria interessante eu disponibilizar um treinamento online mostrando como faço para guardar meu dinheiro e conquistar objetivos? Você toparia fazer um curso desses comigo?

Por favor. Use dos comentários abaixo para dar sua opinião.

Quanto mais pessoas se mostrarem interessadas, maior será minha motivação de tirar essa ideia do papel.

Um forte abraço.

Sobre Prof. Elisson de Andrade

Professor universitário e palestrante sobre Educação Financeira. Engenheiro Agrônomo (USP), Bacharel em Direito (UNIMEP), Mestre e Doutor em Economia Aplicada pela USP. Ganhador do prêmio BM&FBOVESPA de melhor dissertação/tese sobre derivativos (2004). Um eterno apaixonado em aprender e ensinar.

  • Lucas Giacomelli

    Muito legal a sua ideia e atenção com todos e sempre trazendo informações sobre como poupar e investir, agora um curso online seria ótimo!

    Parabéns pelo seu trabalho.

  • Acredito que sempre é bem vindo aprender sobre como manter equilibrada as finanças. Quando se adquire a maturidade sobre suas finanças, certamente sobra quantias, das quais aprendemos a economizar e nada mais indicado do que aprender a investir e fazer seu patrimônio crescer ou apenas para alcançar objetivos, realizar sonhos, cumprir metas. Acho que será de grande valia este curso. Parabéns!

    • Olá @disqus_TzDjOOw5Y5:disqus. Muito obrigado pelas palavras de apoio, o que me faz ter ainda mais vontade de lançar algo que realmente ajude as pessoas a investir melhor. Abração.

  • Hamilton

    Prof Elisson,
    Além da sua enorme vocação de atrair cada vez mais pessoas para uma organização financeira de suas vidas, um acompanhamento “online” da utilização das suas planilhas ligadas às rentabilidade dos investimentos será com certeza, bastante útil para quem já vem desenvolvendo o hábito de poupar. Muito importante também para essas pessoas, ensinar planejamento de diferentes metas/objetivos segundo diferentes prazos. Por exemplo, me aposentarei daqui há 10 anos. Quero aproveitar esse tempo para conseguir uma complementação da minha aposentadoria, usando parte do meu esforço poupado. Quero também, num prazo menor, digamos de 1 ano, alcançar um montante, digamos de 20.000 reais para trocar de carro. Tenho certeza de que o curso que você poderá ministrar será muito proveitoso. Muito bem-vindo! Vai fundo!! Grande abraço!

    • Opa, fico feliz com esse ponto de vista sobre minha ideia @disqus_eQ6kl7j0eF:disqus. Tenho certeza que um curso como o que estou pensando iria cair como uma luva para suas aspirações. Forte abraço.

  • Ernani Guimarães

    olá Prof. Elisson, Já conheço alguns trabalhos seu e posso afirmar que gostei muito dos que eu tive a honra de conhecer. por isso adorei saber sobre este novo trabalho que você esta elaborando sobre investimentos. Pois ajudará muitas pessoas desmistificar vários pontos sobre investimento. Eu confesso que tenho vontade de investir, mas morro de medo de perder dinheiro, por isso mesmo sabendo que a poupança não corrige nem a inflação, ainda opto (infelizmente por falta coragem e conhecimento) pela poupança. Parabéns e vamos aumentar nossa rentabilidade. quero ver a “caixa d’agua” encher mais rápido rsrsrs. abraço.

    • É isso aí @ernaniguimares:disqus. O foco desse novo curso seria esse perfil que você se autodefiniu. Que consegue guardar dinheiro, mas… TEM MEDO. Vamos amadurecer a ideia e lançar algo bastante útil para pessoas como você. Abração.

  • Sérgio Barilari

    Excelente ideia…Sempre é muito bom adquirir conhecimento. Depois de adquiri o hábito de poupar agora poderemos adquirir o conhecimento em como multiplicar o dinheiro poupado…Parabéns pela iniciativa.

    • Olá @srgiobarilari:disqus. Sou eu quem agradeço esse carinho de vir até aqui deixar um depoimento tão inspirador. Forte abraço.

  • Alexander Marco Busnardo Priet

    Com certeza, Prof., um curso sobre investimentos é algo que sempre possui boa demanda e desperta o interesse de muita gente. Sendo o Senhor uma pessoa bastante conhecida e que possui excelentes cursos na área das finanças comportamentais, tenho certeza que esta sua ideia (ou projeto) será um grande sucesso. Confesso, porém, que no meu caso, acredito já estar num estágio um pouco mais avançado no conhecimento sobre investimentos. E acredito que este seu novo curso, talvez seja para um nível mais básico (iniciantes). Estou em busca de uma maior evolução do que já aprendi até aqui e, por isso, mesmo sentindo que este seu novo curso será no mínimo formidável, acredito que dele não irei participar. Mas desejo-lhe todo sucesso do mundo, pois, você merece, meu caro amigo. Abração. (e pode contar comigo para o que precisar, ok).

    • Grande @Alexander Marco Busnardo Priet:disqus. Fico muito agradecido pelos elogios e tenho certeza que poderá indicar para seus amigos quando esse curso ficar pronto. Vai ser super bacana. Abração meu amigo.

  • Seba Silva

    Claro professor que eu toparia fazer um curso assim on line sobre como você investe o seu dinheiro. Eu preciso mesmo mudar de paradigmas. Meu forte é imóveis porque eu comecei em 2002 lendo pai rico e pai pobre e a ideia de investir em imoveis veio daí. Hoje eu sei de investimentos com alto retorno e riscos mas que exige conhecimento profundo pra não perder o capital investido.

    • Olá @sebasilva:disqus. Fico muito feliz que tenha deixado aqui seu depoimento e que se interesse pelo curso. Semana que vem, certamente, já venho com alguma novidade. Um forte abraço. Prof. Elisson de Andrade

  • Lauremar Vilharquide

    Grande Prof. Elisson, boa noite, aqui do Recife, e saudades. Achei a ideia excelente. Favor confirmar se o email continua eapanda para eu enviar uma informação reservada. Abraços. Lauremar

    • Grande @lauremarvilharquide:disqus. Por aqui continua tudo igual: e-mail, vontade de empreender etc… só uma filhota que agora está com 6 meses de novidade mesmo!!!! Forte abraço meu amigo.

  • Marta Ribeiro

    Olá Prof.
    Sou completamente leiga nesse assunto. Gostaria muito que alguém como o Sr. explicasse de forma clara e direta como fazer aplicações. O senhor falou a palavra certa eu e um monte de gente morre de medo de se aventurar no mundo dos investimentos. Desejo muito sucesso no novo projeto.

    • Olá @martaribeiro:disqus. Fico contente em saber que pessoas como você se beneficiariam de um treinamento desse tipo. Já estou começando a dar os primeiros passos aqui para viabilizar tudo isso. Abração e obrigado pela resposta.

  • josane

    Bom dia, Prof. Elisson. Olha que sincronicidade, estou dando meus primeiros passos e já estou estudando o assunto pois estou começando a tomar coragem para investir. Meu foco é tesouro Direto para sair da poupança. Comecei a estudar educação financeira só pra eliminar as dívidas. E com o controle financeiro fui capaz de muito mais. Então agora quero aprender a investir meu dinheiro de uma forma segura ou pelo menos administrando os riscos. A ideia veio no memento certo.

    • Olá @josane:disqus. Que bommmmmmmmmm. Já estou pensando aqui em como seria o curso e tenho certeza que lhe vai ser muito útil. Forte abraço e OBRIGADO pelo retorno.

  • Glauco Bouéri Boueri

    Caro Prof. Elisson, bom dia!!! com certeza seria ótimo um treinamento desse tipo!!! No mais, sempre educador e instigante seus artigos!!!Saudações, Glauco Bouéri/DF

    • Muito obrigado pelo apoio @glaucobouriboueri:disqus. É uma satisfação imensa perceber que teremos um treinamento com utilidade para muita gente. Forte abraço.

  • Luciana Medina Pereira

    Eu toparia desde que não seja um investimento muito alto. A Grana está curta! E preciso realmente fazer algo enquanto não resgato meu consórcio (eu sei, foi burrice). Aí da tempo de pegar a grana e investir em algo já estudado e planejado.

    • Olá @lucianamedinapereira:disqus. Com certeza levarei isso em consideração. Forte abraço e muito obrigado pelo retorno.

  • Daniel Rosso

    Eu toparia.

    • Olá @disqus_I5iKdXnbqn:disqus. Que bom ler isso. Fico feliz que tenha se interessado. Em muito breve virei com novidades. Fique de olho. Abraços.

  • Jair Bueno de Oliveira Junior

    Boa noite Professor, fui seu aluno no curso Mudança de Hábitos Financeiros que mudou minha vida, aprendi como poupar, planejar e investir. Ainda que já tenho avançado em meus conhecimentos sobre educação financeira e investimentos certamente participaria do seu curso pois sei que será um material de alto padrão de qualidade assim como sempre são os seus cursos, artigos e vídeos. Parabéns e aguardo mais informações!

    • Olá @jairbuenodeoliveirajunior:disqus. Que bacana ler palavras tão bonitas como essa de quem JÁ FEZ algum curso meu. Fico muito feliz de ter meu trabalho reconhecido e espero te ver nesse novo curso, hein! Abração.

  • Marcia Sousa

    Olá professor, acho muito importante sabermos o que fazer após aprender a poupar.. seria ótimo um curso sobre investimentos…

    • Olá @disqus_O5mSc2qHk3:disqus. Que bom que achou a ideia bacana. Já estou trabalhando na formatação do curso e, em breve, teremos novidades. Abraços.

  • Bem interessante, se couber no orçamento, com certeza. E mesmo que extrapole um pouco, se der para facilitar seria maravilhoso. Com certeza toparia.

    • Muito obrigado pelo retorno @paulozenichi:disqus. Com certeza levarei em conta as condições econômicas atuais, para fazer realmente caber no bolso. Um forte abraço e em breve terá notícias sobre o curso.

  • Liliane CERQUEIRA SOUZA DA SIL

    Oi Bom dia ,pois é eu gostaria de realmente saber como fazer esse investimentos sem nenhuma duvida

    • Olá @lilianecerqueirasouzadasil:disqus. Estou ralando aqui pra preparar um material bem bacana. Em breve, teremos novidades. Abraços e obrigado pelo feed back.

  • Margarete Borba

    Eu tenho interesse. Conhecimento nunca é demais.

    • Olá @margareteborba:disqus. Já comecei a trabalhar no desenvolvimento do curso. Se ainda não for cadastrada no blog, faça seu cadastro aqui nessa página, para ficar sabendo do breve lançamento. Forte abraço.

  • Fábio Ramalho

    Eu também tenho interesse. Conhecimento nunca é demais. Encontrei hoje o blog e gostei muito. Uma das coisas que mais gosto são as planilhas disponibilizadas.

    • Olá @disqus_nuH6C6myY0:disqus. Já estou preparando o curso para lançá-lo em janeiro e já tem algumas planilhas bem legais, prontas. Acho que vai gostar. Abração e obrigado pelo retorno.

  • Danielle

    Tenho muito interesse exatamente nisso, saber selecionar os investimentos conforme as metas a serem alcançadas. Obrigada por compartilhar sua experiencia!

    • Olá @disqus_WPhAAxiU27:disqus. Obrigado pelo retorno e saiba que já estou preparando o lançamento desse curso para janeiro de 2016. Fique atenta para não perder essa chances. Abraços.

  • Juliana Souza

    Olá Elisson! Tenho interesse em participar do curso, pois sempre investi na poupança porque eu não tenho todo o conhecimento necessário para saber qual o melhor investimento . Tentei conseguir mais informações no meu banco, mas eles não me auxiliaram em nada. Desde já obrigada.

  • Liliane CERQUEIRA SOUZA DA SIL

    Eu quero muito aprender como você faz para investir , os meios que usa , e a melhor forma de investir porque eu ainda tenho muito receio , medo e muitas dúvidas . E é claro você dizendo e explicando fica mas fácil .De arriscar.

    • Olá @lilianecerqueirasouzadasil:disqus. Essa semana estou com os vídeos gratuitos sobre investimentos. Você está acompanhando? Abração.