Matemática Financeira em Excel

Tempo de leitura: menos de 1 minuto

Logo abaixo você encontrará uma série de 5 vídeos dedicados à aplicação da Matemática Financeira às Finanças Pessoais, utilizando-se do Excel. Bons estudos!

Obs: todas as planilhas dos vídeos a seguir podem ser baixadas clicando-se AQUI.

 

SUMÁRIO DAS AULAS CONTIDAS ABAIXO:

AULA 1: capitalização composta – saiba como trabalhar com as funções PV, FV, NPER e TAXA, referindo-se a problemas em que há apenas duas entradas/saídas de dinheiro.

AULA 2: série de pagamentos (valor presente) – nesse tipo de problemas, temos questões relacionadas a empréstimos e financiamentos, em que se tem um valor presente que é pago em parcelas. Aqui inicia-se o estudo da função PGTO.

AULA 3: série de pagamentos (valor futuro): problemas envolvendo valor futuro são úteis em casos em que se quer poupar um dinheiro, periodicamente, e saber quanto será poupado durante certo período de tempo. Bastante útil para investimentos.

AULA 4:  equivalência de taxas – transformar taxas em regime de capitalização composta é uma tarefa nada trivial; nesse vídeo você verá como fazer tais transformações, automaticamente, apenas entendendo a planilha construída.

AULA 5: série diferida e taxa interna de retorno (TIR) – são séries de pagamentos com períodos de carência, ou seja, em que a primeira parcela a ser paga se dá, por exemplo, dois ou três meses após realizado o financiamento. Para cálculo dos juros nessas situações, será utilizada a função TIR, que corresponde a calcular a taxa interna de retorno de uma série de pagamentos.

Portanto, bons estudos!

 

PARTE 1 – Capitalização composta  

 

PARTE 2 – Série de Pagamentos: problemas envolvendo valor presente

 


PARTE 3 – Série de Pagamentos: problemas envolvendo valor futuro
 

 

ESTÁ GOSTANDO?

Então insira aqui o seu email para receber gratuitamente as atualizações do blog!

 

PARTE 4 – Equivalência de Taxas
 

 

PARTE 5 – Séries diferidas e TIR (Taxa interna de retorno)