Dia desses, uma pessoa muito simpática convidou-me para dar um depoimento a ser publicado em seu blog, também fala sobre finanças pessoais.
Uma das perguntas que ela quis que eu respondesse foi:
O que de mais importante você já aprendeu até hoje sobre o uso do dinheiro?
Nos primeiros minutos, antes de dar uma resposta, fiquei pensando se teria uma questão que fosse mais importante que as outras – isso porque cada etapa de um processo de aprendizado tem seu valor.
Enfim, decidi não focar em um ponto específico, e respeitei a linha de pensamento que divulgo semanalmente nesse blog, que representa uma visão holística e humana sobre Educação Financeira.
VEJA MINHA RESPOSTA ABAIXO:
Que educação financeira é um processo de construção de dentro para fora, lento, profundo e que necessita ser aprimorado todos os dias. Que exige um autoconhecimento e uma segurança sobre si imensos, já que de nada adiantará acumular patrimônio se não existir um propósito genuíno para tal. Que é preciso construir paradigmas financeiros adequados, que possibilitarão definir o que é prioridade e, a partir daí, incorporar bons hábitos e tomar boas decisões, não só de forma que os objetivos sejam conquistados, mas também para que o caminho trilhado seja digno de orgulho.
Creio que consegui, em poucas linhas, condensar os pontos mais importantes em se tratando de administração do próprio dinheiro – pelo menos, na minha opinião.
Horas depois de enviar o e-mail com essa resposta, me veio à mente um vídeo que gravei em um webinário, sobre administração de energia. E logo pensei: “poxa, como esqueci de colocar esse termo (administração de energia) dentro de meu depoimento?”. Acho-o tão importante!
Então, de forma a reparar minimamente essa minha falha, decidi disponibilizar o webinário completo, que ofereci sobre o assunto, meses atrás.
Espero que esse vídeo lhe seja tão útil quanto à importância que dou ao tema.
#DICA DE LEITURA: Autoconhecimento: a ÚNICA saída possível para suas Finanças [com Infográfico]
Bons estudos e boa sorte em suas finanças e vida pessoal.
ps: perdoe-me o erro de português no título, logo no início do vídeo e, se quiser maximizar a tela, basta clicar no símbolo que está no rodapé direito do vídeo, ao lado do escrito HD.