Antes de ler esse artigo, sabia que o Prof. Elisson de Andrade está com inscrições abertas para o treinamento Aprenda a Investir no mercado financeiro.
Clique aqui e não deixe de ver o quanto isso pode transformar sua relação com seu futuro financeiro.
Nessa primeira de 5 aulas sobre financiamento imobiliário (clique aqui para ver as outras quatro), falaremos dos dois principais sistemas de amortização de dívidas no Brasil: as tabelas Price e SAC.
Continue lendo esse artigo, assista ao vídeo e baixe a planilha em Excel.
O que significa amortização?
Amortizar uma dívida, de maneira bastante simples, significa pagar um valor que exceda o que se deve com juros e consiga, assim, diminuir o valor devido. Caso isso seja feito, ao final da última parcela o saldo devedor será zero.
E quais sistemas de amortização existem?
A forma mais simples é pagar toda a dívida, em apenas uma parcela. Mas em se tratando de financiamento imobiliário, financiar um imóvel para pagar no futuro em uma só parcela, não tem muita aderência à realidade.
Portanto, encontramos dois sistemas de amortização mais comuns em nosso país: as tabelas Price e SAC.
Sistemas de Amortização: Price e SAC
Com uma boa dose de imaginação, é possível pensar em inúmeras maneiras que uma dívida pode ser paga. Isso significa que, ao emprestar dinheiro a alguém, você pode desejar receber tudo de uma só vez, após seis meses, um ano, ou até mesmo dividir o recebimento desse dinheiro em parcelas.
Contudo, o mercado acaba adotando algumas formas de pagamento de dívidas que são mais simples ou úteis. É o caso da famosa Tabela Price. Esse método de amortização consiste em pagar o valor financiado/emprestado em parcelas iguais – geralmente mensais. Algo como: compro uma televisão, cujo preço à vista é de R$1.000,00, em 12 parcelas iguais de R$100,00.
Além da Tabela Price, no Brasil, outro método que se tornou bastante conhecido é o Sistema de Amortização Constante (SAC), frequentemente utilizado em financiamentos imobiliários.
E para que você entenda de maneira definitiva como elaborar essas duas tabelas de amortização de dívida, logo abaixo apresentamos um vídeo e uma planilha em EXCEL para download, que irão facilitar, e muito, seu aprendizedo.
Aprecie sem moderação e também CLIQUE AQUI para conhecer os riscos de financiamentos imobiliários e não se dar mal nessa decisão.