Aula 3: Quais Hábitos Financeiros Incorporar

Chegamos à nossa terceira aula.

Já estudamos a importância dos Hábitos, como eles podem ser manipulados, faltando apenas discutir quais seriam bons hábitos financeiros para serem incorporados.

Assista ao vídeo e, em seguida, clique no link disponível logo abaixo dele, e conheça nosso curso completo Mudança de Hábitos Financeiros.

CLIQUE AQUI e conheça nosso treinamento completo

 

RESUMO PARA AUXILIAR NO EXERCÍCIO

Confira alguns fatores que podem atrapalhar a aquisição de bons hábitos:

1) Ser uma pessoa entusiasmada: esforça-se no início e quer realmente mudar; após o avanço inicial dos primeiros dias, irá se deparar com um longo platô, onde não se percebe grandes evoluções. Nesse ponto, o entusiasmo vai esfriando até que acaba desistindo.

2) Ser uma pessoa obsessiva: quer resultados rápidos e faz mil planos para mudanças; depois dos avanços iniciais entra no platô e não aceita tal situação; redobra os esforços, se desgasta, sem moderação alguma e parece que o tempo corre contra; o platô se torna uma gangorra de altos e baixos, até que em certo momento joga turo para o alto e desiste.

3) Ser uma pessoa acomodada: ao conseguir certo avanço em seus hábitos, pensa: “está bom assim”; ou seja, aceita-se a zona de conforto e não evolui mais; na verdade, tem-se um pouco de medo da mudança.

4) Possuir os paradigmas errados: muitas vezes a maneira como pensamos nos leva a caminhos que vão na direção contrária aos nossos objetivos. Em relação a dinheiro, por exemplo, frases como: “se não comprar parcelado nunca vou ter nada”, ou até mesmo “preciso ganhar mais para conseguir guardar dinheiro”, são paradigmas que vão contra a boa administração financeira.

5) Homeostase: significa o seu próprio corpo jogando contra a aquisição de bons hábitos. O que ocorre é que o corpo se sente incomodado em fazer grandes mudanças, conforme poderá ver mais a fundo nesse artigo.

E você, consegue identificar em alguns desses fatores os motivos que fazem com que não consiga mudar o hábito escolhido? Use os comentários para dividir sua experiência conosco.

Terei um enorme prazer em ajudar-lhe nessa reflexão.