Antes de falar sobre Autoconhecimento e apresentar-lhe um Infográfico incrível, preciso que você leia uma frase que me persegue e me guia, desde que a li pela primeira vez.
Quem tem um PORQUÊ, enfrenta qualquer COMO.
Viktor Frankl, psicólogo e sobrevivente dos campos de concentração
Para demonstrar o quanto esse pensamento é poderoso, vou lhe contar uma breve história que certamente vai tocar fundo em sua mente e em seu coração.
Continue lendo…
Certa vez, conversando sobre Finanças Pessoais com um casal de amigos, começaram a se desabafar sobre o quanto estavam insatisfeitos com a gestão de seus recursos financeiros.
Resumidamente, em suas palavras, expuseram:
“Não temos dívidas, mas também não conseguimos guardar dinheiro. Trabalhamos duro, cerca de 10 horas por dia cada um. Sobra pouco tempo para curtirmos um ao outro, estar perto de amigos e familiares o quanto gostaríamos, se divertir com atividades de lazer… Às vezes, bate uma enorme angústia que nos faz pensar se está valendo a pena essa correria toda. Deixamos de curtir o presente e não estamos garantindo nosso futuro financeiro”.
Enquanto falavam, via em seus semblantes que estavam ávidos para que eu oferecesse a fórmula mágica que os tirassem daquela armadilha, ou que, no mínimo, dissesse algumas palavras para aliviar aquela mal estar.
Foi então que citei a frase inicial de “quem tem um PORQUÊ, suporta qualquer COMO”, e completei:
“Vocês estão suportando um COMO duríssimo, e a angústia vem exatamente de não acharem um PORQUÊ que lhes inspirem a buscar saídas mais interessantes e eficazes”.
Em certo momento da conversa, uma pessoa do casal disse: “Acredito que valha a pena todo esse esforço, pois estaremos assegurando um futuro decente para nossos dois filhos. É com o suor do nosso trabalho que lhes damos educação, todo o lazer que eles querem e a segurança que precisam”.
Hummm, tocou bem no ponto onde eu queria chegar…
Foi então que, calmamente, argumentei:
“Olha que bacana! Esse é um PORQUÊ realmente digno e motivador. Todavia, deveria ser a partir desse exato ponto que deveriam basear suas escolhas sobre COMO perseguir esse propósito.”
Dando um pause na história do meu casal de amigos, será que VOCÊ compreendeu a mensagem que desejei passar a eles?
Se ainda está faltando clareza, vou explicar-lhe com mais detalhes.
A grande questão é que, no caso dos meus amigos, o PORQUÊ e o COMO estavam mal alinhados.
Veja se concorda comigo:
1) Não conseguem poupar dinheiro para o futuro dos filhos e estão descontentes com as finanças;
2) Tampouco possuem tempo livre e energia para passar bons momentos com os rebentos.
Aí fica realmente A-N-G-U-S-T-I-A-N-T-E.
O caminho percorrido está extenuante, cansativo, corrido… E os resultados não estão muito visíveis…
Apesar de proverem os filhos com dinheiro para escola, inglês, natação, viagens, roupas etc (E CONSIDERO ISSO SUPER IMPORTANTE), num contexto geral, sentem-se insatisfeitos com a situação (segundo eles próprios).
Foi então que sugeri a eles, de maneira bastante didática, o mesmo caminho que você terá acesso através do INCRÍVEL Infográfico abaixo.
Gostou do Infográfico? Acha que acabou?
NADA DISSO…
Agora, quero que reflita de maneira bastante séria e honesta: você acredita que esse é um caminho fácil a ser seguido?
Coloque-se na pele do meu casal de amigos e tente adivinhar se eles gostaram ou não da minha dica.
APENAS CONTINUE A LEITURA, DEPOIS DE REALIZADO ESSE EXERCÍCIO MENTAL…
E aí, refletiu bastante?
Pois então, quero que me ouça/leia com atenção, dado que vou falar com bastante sinceridade sobre essa experiência e outras que já tive, em se tratando de ensinar Educação Financeira com base no Autoconhecimento.
DESVANTAGEM DESSE MÉTODO: olhar para dentro de si, ser crítico e humilde para reconhecer as próprias falhas, pode ser um processo doloroso e difícil. Pessoas emocionalmente frágeis, dificilmente aceitam esse desafio. Fica mais fácil esconder de si e culpar outras pessoas ou circunstâncias.
VANTAGEM DO MÉTODO BASEADO NO AUTOCONHECIMENTO: é a única saída realmente verdadeira e duradoura, para transformar hábitos e paradigmas cultivados durante anos. Apesar de um caminho possivelmente difícil, ele é cheio de descobertas, e ao longo do processo você se torna, fatalmente, uma pessoa melhor. Quem compra essa briga cresce muito, enquanto ser humano.
#DICA DE LEITURA: O que Abilio Diniz tem a nos Dizer sobre Autoconhecimento
Voltando à história do meu casal de amigos, saiba que eles toparam o desafio.
Fizeram meu curso, conversamos outras vezes, e pouco a pouco estão colocando não só as finanças em dia (já têm até uma poupança), como também racionalizaram sua agenda de forma a dar conta não só dos aspectos profissionais, mas também emocionais, de relação interpessoal e cuidando melhor de suas saúde.
Chegaram a me dizer que a maior riqueza do curso, certamente não era a questão de terem conseguido virar poupadores.
Agradecidos, argumentaram que o Autoconhecimento, compreensão do que é realmente importante, a forma inteligente e eficaz que administram suas energias, e tudo o mais que o curso aborda, foram essenciais até para a manutenção do casamento e melhor relacionamento com os filhos…
Portanto, se você se identificou com essa história do casal e conseguiu compreender a importância do autoconhecimento para gerenciar de maneira eficiente suas finanças, basta fazer a si a seguinte pergunta:
Será que tenho força emocional suficiente para encarar o desafio de me conhecer melhor e alinhar de uma vez por todas meus PORQUÊS e COMOS?
Se a resposta for SIM, tenho um convite irrecusável para lhe fazer.
Vá mais a fundo em questões relacionadas a FINANÇAS & COMPORTAMENTO, clique aqui e suba de nível.
Autoconhecimento na sua mais pura forma e a seu dispor. Basta saber se vai ser forte o suficiente para encarar o desafio.