Em minha trajetória como educador financeiro, comecei a perceber que a causa de endividamento das famílias está muito mais relacionada à sua maneira de pensar (e, obviamente, agir), do que com a quantidade de dinheiro que ganha por mês.
E a partir dessa maneira de pensar, digamos, incorreta, desencadeia-se uma série de consequências, que denominei de Ciclo do Fracasso Financeiro, ou seja, é um Ciclo do Endividamento, em que as pessoas agem conforme enxergam a riqueza, mas na verdade estão se afundando em dívidas.
A partir de certo momento, a sede por querer consumir mais e mais acaba por ser a razão de todos os problemas financeiros.
Para deixar mais claro esse ponto de vista, elaborei o vídeo exposto nesse post, demonstrando as etapas que levam uma pessoa a se endividar.
Tudo se inicia com um errôneo conceito de riqueza, em que o ter passa a ter mais valor que o ser.
Tal reflexão sobre o real papel do dinheiro em nossas vidas é essencial para uma Educação Financeira que realmente traga benefícios maiores, que apenas um aumento no consumo.
Espero que goste desse que é um dos vídeos mais comentados em meu Canal do Youtube. Também, deixe seu comentário ao final deste post, pois é muito importante saber sua opinião e, se tiver algum exemplo prático sobre questões relacionadas a endividamento, compartilhe conosco.
Boa sorte em suas finanças e vida pessoal!
Quer estudar de maneira mais profunda assuntos ligados a COMPORTAMENTO FINANCEIRO? Então, não perca tempo e clique aqui agora mesmo.