Antes de ler esse artigo, sabia que o Prof. Elisson de Andrade está com inscrições abertas para o treinamento Aprenda a Investir no mercado financeiro.
Clique aqui e não deixe de ver o quanto isso pode transformar sua relação com seu futuro financeiro.
Quer aprender a calcular juros de um financiamento no Excel?
Então você precisa:
1) Ler esse post até o fim;
2) Assistir à vídeo-aula em que ensino como fazer os cálculos corretamente;
3) E baixar nossa planilha em Excel, gratuitamente, preenchendo um simples cadastro.
Matemática Financeira: noções básicas
Para que você possa compreender a vídeo-aula, em que ensino como calcular juros de um financiamento no Excel, é importante que já possua alguma intimidade com matemática financeira.
Se desejar entrar de cabeça em cálculos financeiros, sugiro dois materiais de minha própria autoria (basta clicar nos links):
1) Matemática Financeira em Excel: clicando nesse link você irá encontrar uma séria de 5 vídeos em que ensino finanças de uma maneira simples, com planilhas já prontas e totalmente gratuitos.
2) Matemática Financeira para Universitários e Concurseiros: nessa página ofereço 6 vídeos gratuitos, para que seja possível aprender a fazer os cálculos financeiros sem Excel ou Calculadora HP-12c. Indicados para provas de concurso e faculdade.
Aprenda a calcular juros de um financiamento
Agora que você já teve contato com um material mais básico sobre matemática financeira, podemos dar o próximo passo e aprender a calcular juros de um financiamento no Excel, explorando o significado de Custo Efetivo Total (CET), além de aprender a interpretar todos os resultados.
Esse é mais um dos cursos gratuitos disponíveis nesse blog, sendo que você poderá acessar todos eles clicando aqui.
Agora é com você. Faça o download da planilha em Excel preenchendo o formulário abaixo do vídeo e deixe seus comentários ao final dessa página.
OBSERVAÇÃO IMPORTANTE
Os cálculos das planilhas podem ser um pouco diferentes de financiamentos simulados ou realizados no mundo real, pois aqui foram feitas algumas simplificações, para permitir um melhor entendimento do leitor.
Muitos financiamentos fazem seus cálculos utilizando dias corridos (janeiro 31 dias, fevereiro 28 dias, e por aí vai), o que interfere no resultado final, dado que na nossa planilha fixamos todos os meses com o mesmo número de dias.
O cálculo do IOF também pode ser um pouco mais complicado, principalmente se ele for financiado. Para mais informações, clique aqui.
Apesar das simplificações, a análise não perde em generalidade.
Lembre-se: o intuito é que você possa compreender como calcular juros em Excel, interprete esses valores e não seja enganado. Cálculos exatos podem ser conseguidos nas simulações do próprio banco (é seu direito exigir todos os números do contrato).