AULA 6

 

Chegamos à nossa última aula do curso.

Neste vídeo trataremos, especificamente, do fluxo de caixa projetado. Nesta etapa, assume-se que já foi realizado o diagnóstico das despesas e que as metas para os próximos meses já foram traçadas. Basta agora, verificar como inserir esses valores nas planilhas em Excel, de forma a possibilitar o controle das receitas e despesas futuras.

Assista ao vídeo abaixo. Em seguida, veja os comentários sobre a construção do fluxo de caixa projetado.

 


COMENTÁRIOS SOBRE O VÍDEO

 – Espero que tenha sido possível perceber que sem uma anotação completa sobre as informações das dívidas atuais, indicada no início do vídeo, não é possível construir o fluxo de caixa projetado?

– O fluxo de caixa projetado é um MODELO, uma TENTATIVA de prever o que acontecerá no futuro. É interessante notar que é possível, com seu auxílio, medir os impactos de suas tomadas de decisão: “se financiar tal coisa, como ficará meu fluxo de caixa futuro?”

– O fluxo de caixa VERIFICADO serviu para calibrar as metas projetadas e saber onde cortar as despesas atuais, podendo continuar a ser feito para confrontar com o que foi planejado. Portanto, elaborar um fluxo PROJETADO sem passar pela fase de construção do fluxo VERIFICADO, tem grandes chances de se tornar um instrumento ineficaz.

– Para completar os valores do fluxo de caixa projetado, faça um levantamento rigoroso de todas as receitas e despesas futuras, que você pode prever. Isso melhora seu planejamento financeiro. Lembre-se de adicionar eventos que ocorrem em momentos específicos, como: décimo terceiro salário, IPTU, material escolar e todos os itens que já aprendeu a calcular nos textos sobre custo médio mensal de um carro.

– O valor do saldo acumulado, sugiro que deixe em uma aplicação de fácil acesso. A caderneta de poupança é uma ótima saída, pois rende juros, é fácil de sacar e não incide imposto de renda na retirada. E não se esqueça: se estiver em situação confortável com relação a essa reserva, quite a dívida de maior taxa de juros.

– Por fim, provavelmente encontre outras planilhas muito melhores que a minha. Porém, espero que ao final desse curso, você tenha compreendido COMO UM FLUXO DE CAIXA PODE LHE AJUDAR. Você viu que exitem muitos conceitos e métodos por detrás de apenas preencher números. Talvez agora compreenda porque muitas pessoas desistem de fazer seu controle orçamentário doméstico!

 

MUITO OBRIGADO

Se você passou por todas as etapas desse curso, tenho certeza que sua vida financeira entrará em um caminho muito mais promissor.

Aguardo comentários sobre o conteúdo, sugestões e críticas, seja pelo Twitter, Facebook ou pelo Formulário de Contato do blog.

Forte abraço e muito sucesso em suas FINANÇAS E VIDA PESSOAL.