SE NÃO LER, VAI SE ARREPENDER MUITO
Em artigo anterior, expus 7 motivos para você criar o hábito de investir dinheiro.
Mas agora chegou a hora de contar-lhe um segredo: como EU MESMO faço para investir o meu PRÓPRIO DINHEIRO.Talvez esteja se perguntando: “Por que o Prof. Elisson está fazendo isso?”.
A resposta é que durante anos tenho focado meus esforços em ajudar pessoas que NÃO conseguem poupar dinheiro ou que estão endividadas. Nessa linha tenho artigos, ebooks e cursos online, que já ajudaram milhares de pessoas.
Só que ao longo desses anos de trabalho árduo, nunca deixei de receber e-mails de leitores perguntando-me como investir melhor seu dinheiro. Dizem que estão cansados da baixa remuneração da Caderneta de Poupança, ficam revoltados quando percebem que sua Previdência Privada está longe de ser as mil maravilhas que pensavam ou relatam seu arrependimento de ter colocado dinheiro em Títulos de Capitalização depois que compreendem como funciona.
Recebi muitas mensagens do tipo: “gostaria que aplicasse sua excelente DIDÁTICA também para investimentos“.
Foi então que prometi a mim mesmo: “em 2016 vou encarar essa nova missão, para tornar simples esse mundo complicado dos investimentos”.
E aqui estou eu. Chegou a hora de contar como faço para aplicar meu dinheiro de maneira simples e eficaz. Sem enganações (aquelas promessas de rentabilidades astronômicas) e permitindo que você dê um passo ALÉM.
Que possa gerenciar seus investimentos de forma mais produtiva, utilizando-se do mesmo método que eu utilizo em minhas finanças e, consequentemente, conquistando seus objetivos de maneira segura e sem medo.
3 RAZÕES QUE PODEM IMPEDIR VOCÊ DE INVESTIR BEM
Antes de falar sobre meu método, gostaria de expor algumas razões que prendem muitas pessoas num ciclo de baixa rentabilidade, não possibilitando que elas possam desfrutar, em sua totalidade, do benefício dos juros compostos.
– MEDO DE PERDER DINHEIRO: em geral, o medo vem do que é desconhecido. Quando não sabemos como algo funciona, temos medo de errar. Logo, a falta de conhecimento é um fator limitante para quem deseja melhorar como investidor.
– GANÂNCIA OU EXCESSO DE CONFIANÇA: um outro lado da moeda são aquelas pessoas que desejam ganhar muito dinheiro, rapidamente. Além de isso ser difícil, a ganância acaba expondo-as a níveis altíssimos de risco, sem controle, e é aí que muitos “quebram a cara”. Todos temos uma tendência a achar que somos mais espertos que os outros, quando nem sempre isso é verdade.
– ACHAM INVESTIR MUITO COMPLICADO: com uma boa pitada de razão, pessoas que não são da área de finanças consideram o ato de investir um bicho de sete cabeças. Existem diversos fatores que precisam ser levados em consideração e a falta de tempo/conhecimento, impede que se atinja um novo patamar de rentabilidade.
Tendo consciência desses fatores, desenvolvi um método que tem duas características:
1) Ele é SIMPLES: à medida que parte de objetivos claros e alguns poucos investimentos;
2) Ele é EFICAZ: porque permite melhorar a rentabilidade, alcançar mais objetivos e num espaço menor de tempo, do que se fosse aplicar apenas na Caderneta de Poupança ou em outras opções pouco interessantes.
Portanto, não pare de ler esse artigo, pois a seguir vou contar-lhe como esse método funciona.
Objetivos Claros + 4 Ativos = Conquista de Sonhos
Se você acha isso interessante, pare de ler esse artigo, pois minha visão é muito diferente…
Meu método parte do princípio de que só faz sentido guardar dinheiro se: abrir mão de algo hoje, para ter mais no futuro, for parte de um PROJETO DE VIDA.
Isso significa que é preciso saber o que é importante, o que é prioridade, sendo que tudo isso se traduz na definição de objetivos claros. É preciso estabelecer metas de curto, médio e longo prazos, sem esquecer do presente.
Quando coloco todos meus objetivos no papel, parto para a escolha dos investimentos. Monto minha carteira de ativos financeiros.
Se você pensa que, por ser educador financeiro, faço mágicas com meu dinheiro, errou feio (e se ouvir alguém falando que tem uma fórmula de ganhos enormes sem riscos, FUJA).
Também não me arrisco mais do que o necessário, muito menos fico pulando de um investimento para outro, a todo momento, como um cão que corre atrás do próprio rabo.
Trabalho, basicamente, com 4 ativos:
1) Caderneta de Poupança: sim, ela mesma. Para objetivos de curto prazo;
2) Tesouro Direto: é minha renda fixa predileta para o médio e longo prazos;
3) ETFs: essa é uma maneira interessante de investir em ações, objetivando a minha aposentadoria, que permite que eu diversifique e corra menos riscos no mercado de renda variável;
4) Fundos: as diversas modalidades de fundos (renda fixa, ações, multimercados, imobiliários etc) são uma ferramenta poderosa dentro de minha estratégia de investimentos, complementando os 3 ativos anteriores.
Enfim, depois que defino claramente meus objetivos, escolho dentre as 4 opções acima o que melhor se encaixa em cada um deles, dadas as minhas perspectivas econômicas e percepção de risco.
O mais bacana é que quando todo esse processo se torna um HÁBITO, a conquista de sonhos se torna automática e natural.
Quero reafirmar que, aplicando esse método, não se espera rendimentos extraordinários. O tal pulo do gato. Isso porque seu PODER está em se ter clareza de objetivos e conseguir remunerações que vão além da Caderneta de Poupança, sem muita complicação.
RESUMINDO: você acaba perdendo o MEDO devido a CONHECER bem alguns poucos ativos. Você não deixa o excesso de confiança se sobressair, pois as metas são claras e devem ser seguidas. E a tal complicação se esvai… some… pois as escolhas se tornam parte de um método bastante simples.
E o melhor. Os resultados aparecem!
QUER SABER MAIS SOBRE O MEU MÉTODO?
Criei um curso online completo, passo a passo, que irá lhe mostrar como administrar seu dinheiro de forma simples e eficaz.
Para saber quando novas turmas serão abertas, clique aqui, faça seu cadastro e comece a estudar desde já, pois existem vídeos e artigos esperando por você.