Se você possui uma conta inativa do FGTS, anterior a 31 de dezembro de 2015, precisa ler esse artigo na íntegra.
Pois irá saber:
1) Quais as novas regras em vigor [Infográfico Imperdível]
2) Como pesquisar se VOCÊ tem algo passível de ser sacado
3) O que FAZER e o que NÃO FAZER com esse dinheiro
4) Como investir bem tal recurso para seu futuro
Ao final da leitura, deixe seu comentário e compartilhe com o maior número de pessoas, para que não cometam erros a partir de uma oportunidade.
1. Contas Inativas: Novas Regras para o FGTS
Para resumir as novidades relacionadas à Medida Provisória 763/16, elaboramos um Infográfico com as 6 principais dicas sobre as novas regras para contas inativas do FGTS.
Leia com bastante atenção…
2. Como Consultar se Tenho algo a RECEBER?
Basicamente, é importante ter em mente que: se você pediu a conta do emprego ou foi demitido(a), antes de 31 de dezembro de 2015, provavelmente não sacou o dinheiro do FGTS e ele ficou lá, rendendo míseros 3% ao ano, mais TR.
Portanto, agora chegou a hora de consultar qual o saldo disponível para saque, conforme a regra de data de nascimento exposta no item 4 do infográfico.
Veja como proceder, passo a passo, na explicação abaixo:
1) Clique aqui e acesse a página de consulta da Caixa Econômica Federal
2) Marque a opção desejada (CPF ou número do PIS), digitando a numeração e data de nascimento (indicadas pelas setas da figura abaixo). Em seguida, clique em CONTINUAR.
3) Se o número do seu CPF ou PIS for validado, significa que possui conta inativa, apta a saque segundo as novas regras. Então, o próximo passo (conforme figura abaixo) é digitar seu número do PIS/PASEP e sua senha da Internet. Se ainda não possui uma senha, clique no botão Cadastrar ou esqueceu a Senha para fazer uma (vai abrir uma nova página e os passos são bastante simples de serem seguidos).
Preenchendo os dois campos, clique em CONTINUAR.
4) Um próximo passo é FACULTATIVO, ou seja, você decide se quer ou não cadastrar o número do seu celular, para receber via SMS, informações sobre seu FGTS (eu cadastrei há vários meses atrás, recebo mensalmente meus dados e acho super bacana). Terminada sua escolha, clique em CONTINUAR.
5) Nesse momento vai aparecer uma tela, conforme a figura abaixo. Ela apresenta todos os seus saldos de FGTS passíveis de serem resgatados com a nova regra. Após realizada essa verificação, clique em CONTINUAR.
6) Na sequência, são perguntadas a você algumas informações adicionais, conforme a figura abaixo. Selecionadas as opções e clique em CONTINUAR.
7) Por fim, irá aparece a última tela, conforme ilustração abaixo, dizendo QUANTO poderá sacar e QUANDO.
Gostando do artigo?
Então cadastre seu melhor e-mail e receba 20 planilhas financeiras gratuitamente
3. O que FAZER e o QUE NÃO FAZER com o dinheiro sacado
Uma das minhas maiores motivações para escrever esse artigo, foi uma mensagem que recebi, em áudio no Facebook, de um amigo pessoal, que dizia mais ou menos assim:
Deixa eu te perguntar uma coisa, quero ver se você pode me ajudar ou me dar uma luz. Em relação a esse negócio do FGTS poder ser sacado, eu tenho uns 18 mil para receber e quero investir uns 10 mil. Qual sua sugestão para esse valor?
Pegando, portanto, o gancho do pedido de meu amigo, quero dar-lhe algumas dicas:
– A remuneração do FGTS é pífia: rende 3% ao ano + TR. Mesmo com a MP 763/16 adotando medidas que melhoram tal rentabilidade, ela tenderá, ainda, a ser pior que a remuneração da Caderneta de Poupança (que já é ruim). Portanto, dada a baixa rentabilidade, a dica é sacar mas usar esse dinheiro com responsabilidade;
– Em um primeiro momento, utilize esse valor para quitar dívidas. Principalmente aquelas de juros astronômicos, como rotativo do cartão de crédito e cheque especial.
– Uma vez zeradas as dívidas, o próximo passo é investir esse dinheiro para realizar objetivos de curto, médio e longo prazos. Não caia na tentação de gastar a totalidade dessa grana com coisas que não são PRIORIDADES.
Sobre essa última dica, leia mais detalhes no próximo tópico.
4. Como investir bem esse recurso do FGTS
Coincidentemente, dias antes de meu amigo perguntar-me no Facebook sobre qual seria a melhor aplicação para seus R$10 mil, eu havia recebido um e-mail que enviei a ele no mesmo momento de sua pergunta.
E agora, quero compartilhar esse texto com você também.
O e-mail foi escrito por um participante da primeira turma do meu curso Invista Sem Medo: Um Método Simples e Eficaz.
Leia atentamente, para entender minha conclusão ao final desse artigo.
Quero explicar, a seguir, a RAZÃO de eu ter enviado esse e-mail para meu amigo.
A ideia foi demonstrar a ele que seria IMPOSSÍVEL indicar-lhe um bom investimento, em poucos segundos, sem cair na IRRESPONSABILIDADE.
Se você vai receber uma grana como inativo do FGTS e gostaria de aplicar esse dinheiro, preste muita atenção: “você precisa de CONHECIMENTO e, sobretudo, de um MÉTODO”.
Para não jogar alguns milhares de reais fora, na empolgação, precisará definir objetivos, estudar aplicações alternativas à poupança, compreender seus riscos, para só então nadar de braçadas.
Sobre o meu amigo? Ele aceitou imediatamente a sugestão e começou a estudar no nosso curso, para aplicar de forma INTELIGENTE o dinheiro que irá receber.
Então, minha última dica é: se deseja fazer o mesmo, sem correr riscos de fazer bobagem, clique aqui agora mesmo e inscreva-se no nosso curso online, comprovadamente eficiente e eficaz.
Se tiver algum amigo ou familiar que vá receber o dinheiro do FGTS, indique esse artigo!