Filho/Filha
Vendo você aí, tão pequeno(a) e indefeso(a), fico pensando como será seu futuro e no que posso contribuir para que ele seja especial.
Foi então, que me veio a mente escrever esta carta, com 3 conselhos financeiros que julgo serem o que de mais valioso aprendi ao longo da vida.
Espero, do fundo do coração que, quando puder ler e compreender o conteúdo dessas próximas linhas, tais dicas sejam um sólido alicerce e meu maior legado a você.
1) Para colher bons frutos, é preciso plantar antes
Todos os dias, acordamos de manhã, cumprimos com as obrigações, nos alimentamos, exercitamos, temos momentos de lazer e, a noite, vamos dormir.
Agora, imagine que esse montão de coisas são sementinhas que estamos plantando para o futuro.
Depois de um tempo, certamente vai colher os frutos de cada sementinha plantada.
Portanto, cabe a você decidir, todos os dias, que tipo de frutos quer colher.
Com dinheiro a história é a mesma: se criar o hábito de guardar dinheiro e controlar bem suas despesas, independentemente da profissão que venha a escolher, suas chances de NÃO SOFRER com suas finanças aumentarão consideravelmente.
2) Não tenha tanta pressa
Para que uma árvore se torne grande, forte e dê frutos, demora um certo tempo.
Meses… talvez anos…
Isso significa que as coisas IMPORTANTES não se conquistam da noite para o dia.
Em se tratando de dinheiro, na maioria das vezes temos que esperar até poder comprar algo que desejamos.
É preciso muita sabedoria para desenvolver o controle emocional de saber aguardar o tempo certo das coisas.
Pessoas com muita pressa, que querem ter tudo imediatamente, dificilmente colherão bons frutos FINANCEIROS ao longo da vida.
3) Sua maior riqueza está dentro de você
Em várias ocasiões, pessoas vão reparar no celular que você carrega, na roupa que está vestindo, ou na marca do tênis que está usando.
Sei que é difícil não ligar para isso, mas você deve aprender a dar menos importância ao que você tem, e buscar sempre melhorar quem você é.
Lembre-se que a verdadeira riqueza não está nas roupas e calçados caros que usamos, nem no celular de última geração, pois isso envelhece e perde valor com o tempo.
Dinheiro deve ser usado de maneira inteligente, de forma a melhorar seu bem estar e possibilitar seu crescimento pessoal.
Qualquer coisa diferente disso, fará com que trabalhe pelo dinheiro, ao invés de ele lhe servir.
Concluindo: plante todos os dias boas sementes e tenha paciência para, ao longo da vida, colher bons frutos, e fazer do dinheiro um INSTRUMENTO para viabilizar seus sonhos.