Existe uma palavra que venho pegando ojeriza, implicância, certos momentos em que é empregada: FACILIDADE.
Tudo começou em minhas aulas de matemática, na faculdade que leciono há anos. Muitos alunos, que tiravam notas baixas, vinham com a seguinte argumentação: “ah, fulano tira 10 porque tem facilidade em matemática. Eu não tenho”. Quando se via mais de perto o problema, o tal fulano com a (mal)dita “facilidade” era aquele que havia resolvido todos os exercícios da lista, antes da prova. Já o “predestinado” a não compreender a disciplina, havia faltado boa parte das aulas e nunca soube da existência da tal lista de exercícios. Simples e óbvio assim.
Porém, justificar o sucesso de outro pela tal facilidade, é muito cômodo para quem usa o argumento. Veja: se uma pessoa tem facilidade e eu não, meu fracasso e o sucesso do outro, já estão devidamente explicados. Para que fazer esforço se tenho dificuldade?
Do meu ponto de vista, isso é uma tremenda bobagem. Já convivi com pessoas de altíssimo nível intelectual e, todos, sem exceção, estudavam muito. E, quanto mais aprendiam, maior se tornava a receptividade em receber novas informações.
O sucesso advém de muito empenho. Imagine se um jogador, invejoso, dissesse que Oscar (o mão santa do basquete) tinha facilidade em fazer cestas. Provavelmente estaria ignorando o fato de que, todos os dias após o treino, ele arremessava mais de 1000 vezes, de forma a refinar tal fundamento.
Vamos para outro exemplo. Há uns cinco anos, fiz uma visita ao museu da língua portuguesa, na estação da luz (São Paulo), e o escritor homenageado era Guimarães Rosa. A quantidade de anotações do próprio autor, disponíveis na exposição, impressionava. Certas palavras anotadas num dia, só eram usadas anos depois, em alguma obra na qual ela se encaixava perfeitamente. Perceba que isso não é acaso, ou facilidade, isso é TRABALHO, DEDICAÇÃO, DISCIPLINA.
Por que estou falando desse assunto em um blog sobre finanças pessoais?
É que só me falta agora ouvir alguém falar que fulano tem facilidade para ficar rico… aí sim, quando esse dia chegar, irei riscar, definitivamente, sem dó nem piedade, tal palavra do meu dicionário!
É isso aí pessoal. Boa sorte em suas finanças e vida pessoal!