Muitos investidores, que aprendem sobre Tesouro Direto e Ações, sentem-se seduzidos por aprender também sobre Fundos de Investimentos Imobiliários: os FIIs.
Obs: se tem vontade de aprender a Investir seu Dinheiro, mesmo não tendo um mega salário, CLIQUE AQUI e confira tudo sobre nossa ÁREA DE MEMBROS.
Em uma conceituação bastante geral, os FIIs são uma possibilidade de investimento em imóveis, através do mercado financeiro.
Isso significa que ao invés de precisar de um grande volume de dinheiro para comprar uma casa, arrumar um inquilino e receber aluguel, essa mesma lógica pode ser conseguida comprando-se cotas de um fundo imobiliário.
Assim, o investidor também receberá um aluguel proporcional à quantidade de cotas que possui, poderá ganhar dinheiro na própria valorização do imóvel (no caso, das cotas), não terá dores de cabeça em tratar com inquilinos e poderá ser dono de mais de um imóvel (na verdade, frações de imóveis diferentes, permitindo a diversificação).
Para não alongar muito a explicação sobre o que são FIIs, aconselho a leitura de um material bastante didático sobre o assunto, elaborado por Henrique Carvalho, do HC Investimentos. Abaixo seguem duas leituras que julgo essenciais para quem está iniciando, em meio aos diversos outros artigos que existem no site:
– Fundos imobiliários: 5 grandes benefícios
– Como investir em fundos imobiliários
Mesmo com a riqueza desse material do HC, algumas pessoas precisam de um empurrãozinho que vai além da leitura.
É necessário “ver para entender”.
Dessa forma, decidi elaborar um vídeo para auxiliar aos iniciantes sobre duas questões:
a) como adquirir informações sobre os fundos;
b) como funciona a compra através de uma corretora (exemplo: home broker).
Assista ao vídeo abaixo:
E aí, gostou do vídeo?
Antes de terminar o texto, é importante deixar claro que não estou recomendando que o leitor invista seu dinheiro em fundos imobiliários, porque é a “melhor coisa do mundo”.
Muito pelo contrário. Este é um blog dedicado ao oferecimento de informação de qualidade, permitindo que o leitor adquira competência financeira para decidir o que é melhor para si.
Para ir mais a fundo desse assunto, clique aqui.
Por fim, gostaria de disponibilizar a vocês um rápido bate-papo com meu amigo e guru Ronaldo Zandoná, sobre questões pontuais relacionadas ao mercado de fundos imobiliários. Confira abaixo.
Se você gosta de investimentos, CLIQUE AQUI e tenha acesso imediato a vários outros artigos. Essa é uma forma interessante de aprender gratuitamente temas importantíssimos para sua independência financeira.
1) COMO e QUANDO começou a investir em Fundos Imobiliários?
(Ronaldo) Comecei a investir no inicio de 2007, quando da captação para expansão do shopping Pátio Higienópolis, estava interessado em um investimento menos volátil e que gerasse renda. Na época não consegui entrar no lançamento primário do Pátio Higienópolis, mas depois comecei a entrar em outros, como Hotel Maxinvest e Hospital Nossa Senhora de Lourdes e outros.
2) Qual critério utiliza para escolher sua carteira de FIIs?
(Ronaldo) Localização, diluição de risco na carteira, nos inquilinos, percentual de aluguel pago em relação à cota e expectativa de valorização da região, isto tudo considerando fundos lastreados em imóveis e não em carteiras de crédito, como LCI e CRI.
3) Como fatores macroeconômicos, como inflação e taxa de juros, ajudam a compor uma leitura de cenários para compreender a viabilidade desses fundos?
(Ronaldo) Quanto menor a Selic, maior a expectativa de valorização das quotas dos fundos, sendo assim menor a rentabilidade proporcional do aluguel pago, por isto da valorização geral das quotas neste ano de 2012. Quanto à inflação, estes investimentos estão protegidos, uma vez que normalmente os contratos de aluguel são corrigidos pelo IGP-M e se a inflação sobe, o aluguel sobe e as quotas sobem, garantindo uma rentabilidade real semelhante ao longo do tempo.