Confira alguns desses compromissos assumidos, logo abaixo:
Essa pequena amostra de depoimentos demonstra que os objetivos escolhidos foram das mais diversas naturezas. Mas todos com um foco principal: CRIAR O HÁBITO DE POUPAR.
E para que o caminho da criação do hábito de poupar seja mais eficaz, ou seja, dê RESULTADOS, mostra-se interessante uma discussão mais aprofundada sobre OBJETIVOS FINANCEIROS, tema do presente artigo.
CARACTERÍSTICAS DE UM BOM OBJETIVO
Nos compromissos assumidos pelas 367 pessoas do DESAFIO DOS 6 MESES, percebi que algumas delas apresentaram pequenas falhas na definição de seus objetivos.
E para que essas “pequenas falhas” fiquem claras, precisamos definir quais são as características essenciais de um bom objetivo. Confira a seguir:
– ELE DEVE SER POSSÍVEL DE SER REALIZADO: não podemos nos impor desafios que fogem de nossas possibilidades de execução. Como pensar em guardar 10 mil reais em poucos meses, se não consegue guardar nem 100 reais por mês?
– ELE DEVE SER SIMPLES: quanto mais simples o objetivo, mais fácil será sua execução e você terá mais chances de não desistir no meio do caminho. Pense em grandes objetivos somente quando já tiver o poder de cumprir os pequenos. E mais, mesmo que um objetivo seja complexo, fatie-o em partes e cumpra uma etapa por vez.
– ELE DEVE SERVIR A UM PROPÓSITO: bons objetivos acabam tendo o poder de dar SENTIDO à vida. Quando se propuser a fazer um esforço para conseguir algo, pense qual o propósito daquilo. Vale a pena? Não teriam outras coisas mais importantes? E quando responder a essas perguntas, certamente sua motivação irá para as alturas.
– ELE DEVE TER UM PRAZO: traçar uma meta com prazo indeterminado se mostra deveras ineficiente. É preciso saber QUANDO se pretende concretizar o que se propôs a fazer. Do contrário, corre-se o risco de colocar coisas menos importantes na frente e adiar o que realmente precisava ser feito.
– ELE DEVE TER UM VALOR: quando falamos de objetivos financeiros, é preciso saber QUANTO vai custar – pelo menos de forma aproximada. Isso permite calcular o valor que deve ser poupado mensalmente, ajudando a planejar o orçamento doméstico.
Apresentadas tais características, as falhas que alguns dos 367 participantes do DESAFIO DOS 6 MESES tiveram foi omitir um ou mais desses elementos.
As vezes a ansiedade faz com que se busque grandes objetivos, sem sequer dar conta dos passos intermediários. Ou projeta-se um comportamento para o longo prazo, como por exemplo “a partir de agora guardar X% da minha renda mensal“, sem saber ao certo para quê.
Dessa forma, estando você ou não no DESAFIO, sempre que for definir um objetivo financeiro, leve em consideração todos esses elementos. Isso vai lhe ajudar a realmente colocar em prática o que deseja.
CONSIDERAÇÕES FINAIS
– CLIQUE AQUI e assista a um vídeo imperdível sobre objetivos, com planilha em Excel gratuita para download.
– De nada adianta traçar objetivos se o CAMINHO não for prazeroso. Não podemos viver apenas ENTRE um bom momento e outro. Esforce-se para criar um ambiente em que seja possível sentir alegria DURANTE a conquista de um objetivo. Quer um exemplo? Clique aqui e veja minha história sobre VIAJAR PARA O EXTERIOR.
– Para aqueles que entraram no grupo do DESAFIO DOS 6 MESES, lembre-se que o ponto de partida para o OBJETIVO MAIOR, que é criar o hábito de poupar, significa definir um bom objetivo para esse semestre. Simples, de fácil execução, inspirador, com prazo e valor a ser poupado. Ao longo dos próximos meses iremos ver muitas outras questões importantes para facilitar a criação do hábito.
– Se tiver alguma dúvida, sugestão ou crítica, utilize dos comentários abaixo.
FORTE ABRAÇO. BOA SORTE EM SUAS FINANÇAS E VIDA PESSOAL.