Antes de ler esse artigo, sabia que o Prof. Elisson de Andrade está com inscrições abertas para o treinamento Aprenda a Investir no mercado financeiro.
Clique aqui e não deixe de ver o quanto isso pode transformar sua relação com seu futuro financeiro.
Esse artigo sobre Matemática Financeira em Excel foi escrito para:
– Apaixonados por Finanças Pessoais e cálculos matemáticos;
– Professores da área, que poderão usar todo o conteúdo em suas aulas;
– Alunos universitários que possuam essa disciplina em sua grade curricular e;
– Pessoas que vão prestar concursos em que Matemática Financeira é obrigatória.
Portanto, se você se encaixa em algum desses perfis, vai delirar com a quantidade de conteúdo de qualidade desse post (principalmente com a Planilha Completa em Excel disponível no último capítulo).
Confira, abaixo, todos os capítulos do artigo e, se desejar, clique no que mais lhe interessa para ir direto a ele:
1. Juros Simples (Capitalização Simples)
2. Juros Compostos (Capitalização Composta)
3. Série de Pagamentos (Compras Parceladas ou Investimento)
4. Amortização (Tabelas Price e Sac)
5. Planilha em Excel Completa (I-M-P-E-R-D-Í-V-E-L)
1. Juros Simples
Resumidamente: Juros Simples (ou Capitalização Simples) é um método de remuneração do capital, em que a taxa de juros incide apenas sobre o capital inicial.
Isso implica em aumentos constantes da dívida (ou aplicação financeira) ao longo do tempo, diferentemente dos juros compostos.
Para maior aprofundamento no assunto, assista vídeo-aula completa logo abaixo, em que são expostas todas as fórmulas e aplicações através de exercícios.
* o vídeo acima faz parte de uma série de 6 aulas gratuitas denominadas: Matemática Financeira para universitários e concurseiros.
Na prática cotidiana do mundo das finanças, o método dos juros simples é pouco aplicado (em geral, utiliza-se juros compostos).
Tal método, como já sabemos, é importante para quem estuda para concursos públicos, devido à facilidade algébrica de manipulação de suas fórmulas (funções de primeiro grau), dado que não é permitida a utilização de calculadora.
Além de ser, em geral, a primeira matéria ensinada em cursos universitários que possuem Matemática Financeira em sua grade curricular.
2. Juros Compostos
Resumidamente: Juros Compostos (ou Capitalização Composta) é um método de remuneração do capital, em que a taxa de juros incide não só sobre o capital inicial, mas também nos juros acumulados até o período anterior. Isso implica em aumentos progressivos da dívida (ou aplicação financeira) ao longo do tempo, sendo ruim para quem deve e bom para quem investe.
O conceito de remuneração de capital que rege os juros compostos é o mais comum em operações financeiras como empréstimos, financiamentos e investimentos.
É importante também salientar que, por enquanto, não estamos tratando de compras ou investimentos com parcelas. Nesse ponto, só trataremos de uma entrada e uma saída de dinheiro, em relação ao fluxo de caixa.
Exemplificando: se empresto dinheiro, após um tempo pago tudo de uma vez. Se invisto dinheiro, aplico todo o capital de uma só vez, para retirá-lo integralmente ao final do período.
Resumindo: pagar uma dívida ou poupar dinheiro parceladamente, será visto no próximo capítulo, denominado Série de Pagamentos.
Continuando…
Apesar de, ao final desse artigo, eu disponibilizar um arquivo em Excel com TODAS as fórmulas, em um só lugar, nesse momento vamos estudar o assunto Juros Compostos de forma isolada.
Comecemos com um vídeo que ensina a calcular qualquer uma das variáveis, diretamente através da fórmula (sem uso de Excel ou Calculadora Financeira).
Compreendida a teoria por detrás dos juros compostos, agora poderá aprender a realizar os mesmos cálculos de Matemática Financeira, diretamente no Excel. Assista ao vídeo abaixo.
Quer ir além? Sugiro que clique nos links abaixo, como forma de leitura complementar.
>> Como converter taxas de juros
>> Em quanto tempo você Dobra o valor de um investimento
>> Acesso a TODOS os vídeos da série Matemática Financeira em Excel
3. Série de Pagamentos
Resumidamente: Série de Pagamentos trata-se de um método de pagamentos periódicos, seja para quitar uma dívida, ou investir dinheiro. Aqui são introduzidas as parcelas, que não apareciam no que chamamos de Juros Compostos.
Como se pode ver, agora trataremos de várias entradas/saídas de fluxo de caixa, ao longo do tempo.
São exemplos: a compra de uma televisão, que será paga em 12 parcelas mensais; ou os depósitos mensais que alunos universitários fazem durante anos, para juntar dinheiro para a formatura.
Da mesma forma que fizemos com juros compostos, primeiramente confira o vídeo a seguir, em que entenderá a teoria por detrás da série de pagamentos (Matemática Financeira na veia).
E aí, gostou de aprender Matemática Financeira de VERDADE?
Agora sim, você pode aprender a fazer tais cálculos no Excel (lembrando: ao final do artigo, vou disponibilizar uma planilha COMPLETA, em que poderá fazer todos os cálculos desse artigo em um só lugar).
Assista aos próximos dois vídeos, em que são apresentados os cálculos para problemas envolvendo VP e VF, além da diferenciação de termos Antecipados e Vencidos.
Quer ir além? Clique nos links abaixo para conferir as leituras complementares.
>> Série de Pagamentos com Carência (Diferida)
>> Como calcular os juros de um Financiamento no Excel
>> Taxa Interna de Retorno: Aprenda em Poucos Minutos
>> Custo Efetivo Total (CET): conheça e não seja enganado
>> Parcelar ou não parcelar: eis a questão
>> Como iludir um consumidor usando Matemática Financeira
>> Nunca some as parcelas de um financiamento
4. Sistemas de Amortização
Resumidamente: Amortização é um processo de extinção gradativa de uma dívida. No Brasil, existem dois principais sistemas (métodos) de amortização: a Tabela Price e o Sistema de Amortizações Constantes (SAC).
Esse, a meu ver, é um dos assuntos mais fascinantes da Matemática Financeira, por se tratar do domínio de diversas formas de financiamentos, principalmente os relativos ao ramo imobiliário.
Perguntas como:
– Por que após ter pago diversas parcelas do meu financiamento imobiliário, a dívida não diminuiu?
– Por que a financeira me propôs pagar as parcelas “de trás para frente” quando decidi dar um valor adicional de dinheiro, no financiamento do meu carro?
– Qual a melhor tabela: Price ou SAC?
Somente podem ser respondidas e compreendidas, se você puder entender as bases da construção de um sistema de amortização, conforme ensinaremos no vídeo abaixo.
Quer ir além? Então precisa clicar no link abaixo:
>> Aulas Grátis sobre Financiamento Imobiliário
5. Planilha Completa em Excel
Chegamos ao momento mais aguardado do artigo.
Aquele em que vou lhe apresentar planilhas prontinhas, fáceis de usar, em que você mesmo poderá fazer, em poucos segundos, TODOS OS CÁLCULOS apresentados até aqui.
Para tanto, primeiramente assista ao vídeo abaixo, em que apresento como toda a Matemática Financeira ensinada nesse artigo pode ser feita em apenas um arquivo de Excel.
E aí, gostou do artigo?
Deixe seu comentário logo abaixo, pois será um prazer saber sua opinião.
Um forte abraço e até breve!