Para começo de bate-papo:
Se você não sabe a diferença entre RESERVA FINANCEIRA e INVESTIMENTOS, saiba que apenas esse conhecimento poderá trazer-lhe ganhos de eficiência incríveis em suas finanças.
Reserva Financeira x Investimentos
Dentro da comunidade fechada Amigos do Clube dos Poupadores, da qual participo, o mestre Leandro Ávila escreveu um artigo sobre Investimentos de tirar o fôlego.
Ao falar sobre Alocação de Ativos e da escolha dos Melhores Investimentos, ele diz, sabiamente:
Obs: o livro citado no parágrafo acima é o fenomenal “Investimentos que rendem mais“.
Mas o Leandro Ávila não para por aí. Explica que nossa carteira de ativos (e por consequência, a escolha dos melhores investimentos) deve levar em consideração a diferença conceitual entre entre Reserva Financeira e Investimentos.
Para explicar algo que pode ser bastante complexo, o educador financeiro criou uma analogia muito simples, comparando o fluxo do seu dinheiro com o fluxo de água, em duas caixas distintas (conforme figura abaixo).
Acompanhando a figura da esquerda para a direita, temos:
1) Você recebe seu salário (ou renda) e esse dinheiro entra na caixa RESERVAS;
2) Parte do dinheiro que entra, sai como DESPESAS e outra parte continua na primeira caixa como RESERVAS;
3) Esse dinheiro poupado deve ser alocado para investimentos seguros (baixo risco), de renda fixa, como CDB, LCI, LCA, Fundos DI, Previdência, Fundos de Renda Fixa ou Tesouro Direto.
4) Em RESERVAS também estará o dinheiro utilizado para acontecimentos inesperados (emergência) e gastos que sabermos de antemão (provisões);
5) Quando atingir um nível de RESERVAS satisfatório, poderá colocar seu dinheiro em ativos de maior risco, que possam gerar renda e/ou aumentar de valor com o tempo (caixa dos INVESTIMENTOS);
6) Na caixa de INVESTIMENTOS poderá pensar em ativos como imóveis, ações de empresas listadas em bolsa, um negócio próprio, fundos imobiliários, fundos cambiais etc.
SIMPLES ASSIM!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
ENTÃO, QUAIS OS MELHORES INVESTIMENTOS PARA VOCÊ?
Como dito anteriormente, nas próprias palavras do Leandro Ávila, é impossível qualquer pessoa séria indicar os melhores investimentos para você, sem um prévio conhecimento de suas características pessoais.
Você não vai achar resposta pronta numa pesquisa na Internet (a não ser que seja alguma enganação).
O mais honesto e melhor conselho que posso dar é que invista em EDUCAÇÃO FINANCEIRA. Invista em CONHECIMENTO. Ou em outras palavras, investa EM VOCÊ.
Muitos de nós, brasileiros, não temos a cultura de falar sobre finanças e investimentos dentro de casa, na roda de amigos ou nas conversas dentro do ambiente de trabalho.
Por isso, é essencial que você procure se engajar em projetos sérios, como o REEDUCAÇÃO FINANCEIRA, do Leandro Ávila, lendo seus 3 ebooks, participando da área de membros restrita, construindo assim um futuro melhor e mais tranquilo, para você e sua família.
Se considera esse meu ponto de vista importante, clique aqui e não deixe de conferir materiais que podem transformar suas finanças para melhor, de maneira segura e serena.