2 motivos que atrapalham o planejamento financeiro de um casal
Você já parou para pensar porque, algumas vezes, casais acabam divergindo quando o assunto é dinheiro?
Veja se concorda com os dois motivos que apresentarei a seguir.
1. PARADIGMAS FINANCEIROS DIFERENTES
Paradigmas são modelos mentais, os quais nos baseamos para fazer julgamentos e tomar decisões.
Esses modelos mentais são construídos ao longo da vida, sofrendo influência dos mais diversos fatores, como: religião, sociedade, família, círculo de amizades, ambiente profissional etc.
Logo, quando um casal inicia seu relacionamento, é preciso compreender que cada um já carrega consigo alguns paradigmas financeiros: “Meu pai sempre me disse que...”; “Não quero ser uma pessoa rica por que na igreja dizem que…“; “Gastar dinheiro com isso é uma futilidade porque…“.
No início do relacionamento, com o sentimento apaixonado à flor da pele, aceitamos fazer algumas concessões, engolimos alguns sapos, tentamos nos adaptar, e tudo parece caminhar razoavelmente bem (pois não dá para tudo ser perfeito).
Mas com o tempo, se houver falta de DIÁLOGO, essas diferenças sobre como interpretar a vida financeira acabam voltando à tona, devagarinho, dia a dia, e as discussões sobre dinheiro se tornam rotineiras.
Conheça meu curso online Mudança de Hábitos Financeiros.
Você verá que algumas dicas valiosas farão GRANDE DIFERENÇA na comunicação do casal.
Há anos venho ajudando milhares de pessoas, o que me dá a certeza de que esse simples cadastro poderá ser o divisor de águas em seu planejamento financeiro.