Audiência versus Tráfego
Comecemos o presente artigo com os seguintes exemplos
1) Você abre uma loja de roupas, em uma rua em que há grande fluxo de pessoas, esperando que essa excelente localização se transforme em ótimos lucros. Os dias passam, diversas pessoas entram e saem de sua loja, mas as vendas ficam muito aquém do esperado;
2) Você cria um site para aumentar a venda de seus produtos, compra uma lista enorme de e-mails, investe em propaganda, e vê o número de visitas aumentar exponencialmente. Porém, depois de algumas semanas, vê que as vendas online não deram o retorno esperado.
Nesses dois exemplos, temos uma boa noção de diferença entre tráfego e audiência. O primeiro não é sinônimo de lucros e pode ser conseguido com “pouco” esforço/criatividade para se realizar. Já audiência significa não só atrair clientes, como também fidelizá-los, de forma a aumentar a venda de produtos e serviços.
A seguir, vejamos as três etapas que compõe os Segredos da Audiência.
As 3 etapas dos Segredos da Audiência
Em qualquer negócio, seja ele no mundo físico ou virtual, são precisos 3 esforços diferentes para que se consiga a tal audiência.
O primeiro deles é gerar tráfego. No exemplo da loja de roupas, isso pode se expressar na busca de um bom ponto de vendas, em uma estratégia agressiva de marketing, dentre outras ações. Já em um site, existem várias formas de conseguir geração de tráfego, como um bom rankeamento para palavras-chave no Google, uso correto de redes sociais etc.
Porém, o trabalho não termina por aí. A segunda etapa será agradar seu público-alvo no momento da primeira visita. Na loja de roupas isso significa ter um ambiente que cause uma boa “primeira impressão” ao consumidor, e o faça permanecer por lá até que compre algo, ou que pelo menos faça algum tipo de cadastro para receber informações futuras. Em um negócio online, essa segunda etapa baseia-se em fazer com que ao chegar em seu site, o visitante continue navegando por ele e descubra outros assuntos que também lhe interessem.
Por fim, após ser atraído e seduzido pelo negócio, é preciso fidelizar o público-alvo, fazendo com que volte a comprar em sua loja ou visitar seu site. Será preciso criar condições para que ele se lembre do seu serviço/produto e se torne, verdadeiramente, um cliente.
ISSO É AUDIÊNCIA.
Sem essas três etapas, portanto, qualquer negócio estará fadado ao fracasso.
Curso Segredos da Audiência
As ideias de criação de audiência em três etapas desse texto, foram-me apresentadas em um excelente curso online, chamado Segredos da Audiência. Ele é um curso focado para aqueles que possuem negócios virtuais, que tem me ajudado muito na melhoria desse blog e fez valer cada centavo investido.
É importante ressaltar que o curso, por si só, não significa a solução de todos seus problema, caso possua algum site ou blog. Isso porque a “lei da colheita” ainda se faz presente, mesmo no campo da informática: é preciso plantar, ter paciência para esperar, para só depois colher.
Nada na vida é de graça e grandes conquistas são baseadas em muito trabalho. Todavia, que o Segredos da Audiência oferece algumas estratégias e técnicas que vão lhe ajudar a colher melhores frutos, caso aceite o desafio de trabalhar nesse ramo, isso eu não tenho dúvidas.
É isso aí. Boa sorte em suas finanças e vida pessoal.