Saber o que é Taxa Selic pode ser uma das grandes armas para diferenciar Você de um investidor comum, que aceita baixas taxas de juros em seus investimentos.
Continue lendo esse artigo e aprenda, de forma simples e prática, tudo o que investidores inteligentes já sabem…
O que você irá aprender nesse artigo (o item 6 está imperdível):
- O Que é Taxa Selic?
- Reunião do Copom: o que é?
- O que é taxa Selic Meta?
- Qual a Taxa Selic hoje?
- Como saber o histórico da Taxa Selic?
- Como a Selic afeta a Economia? (vídeo-aula e planilha em Excel)
- Como a Selic afeta os Investimentos?
1. O Que é Taxa Selic?
Uma forma de o Governo Federal conseguir captar dinheiro para pagar suas contas é através da emissão de Títulos Públicos (via Tesouro Nacional).
Quando o Tesouro Nacional quer, por exemplo, emitir mais títulos e colocar dinheiro no seu caixa, ele busca grandes instituições financeiras que desejam comprar esses papéis.
Tal operação é realizada através de um ambiente computadorizado, chamado de Sistema Especial de Liquidação e Custódia: o SELIC.
Note, portanto, que, a priori, Selic é um sistema e não uma taxa.
O que chamamos de Taxa Selic, de maneira simplificada (vamos aprofundar mais no item 3), é uma “média” das taxas de juros praticadas com títulos públicos, dentro desse sistema.
VOCÊ SABIA?
Quando você investe em Tesouro Direto, está comprando Títulos Públicos. Todavia, pessoas físicas não podem operar diretamente no Selic.
Tal operação só é possível porque a BM&FBOVESPA (bolsa brasileira) fez uma parceria com o Tesouro Nacional, abrindo uma conta só para ela, dentro do Selic.
Quem pode acessar essa conta são os agentes integrados (ex: corretoras), que possibilitam que nós, pequenos investidores, possamos comprar os títulos do governo DIRETAMENTE – entendeu de onde vem o nome de Tesouro DIRETO?
Se quiser saber mais sobre esse investimentos, clique aqui e acesse nosso Manual do Tesouro Direto totalmente gratuito.
2. Reunião do Copom: o que é?
O Comitê de Política Monetária (Copom) é o responsável, dentre outras incumbências, por definir a taxa de juros da economia, com objetivo principal de controlar a inflação.
Seus componentes (em sua maioria, membros do Banco Central) se reúnem 8 vezes por ano, para decidir se é preciso aumentar ou diminuir a taxa de juros – clique aqui para ver o calendário das reuniões.
De maneira resumida: se acham que a inflação poderá subir, decidem por aumentar a taxa; se a previsão é de queda de inflação, podem manter ou diminui-la.
Por isso são tão aguardadas as reuniões (de onde surge uma ATA) do Copom, pois os agentes do mercado ficam sabendo qual será o ritmo dos juros nas próximas semanas, para assim, tomar suas decisões.
A seguir, a relação entre Copom e Taxa Selic ficará bem mais clara.
3. O que é taxa Selic Meta?
Como vimos anteriormente, títulos públicos são negociados no Selic, existindo diversas formas de operação.
Uma delas é chamada de “compromissada“, em que um agente (banco, por exemplo) pode tomar emprestado dinheiro por UM DIA, dando como garantia títulos do governo que possui.
Quando o Selic apura a “média” dessas operações compromissadas, temos a chamada Taxa Selic Over (Overnight).
Note, portanto, que essa é uma taxa definida pelo mercado: quanto um agente cobra do outro, para emprestar dinheiro por um dia, dando como garantia títulos do governo.
Todavia, o Tesouro Nacional, para assegurar a estabilidade de sua Política Monetária, regula essa taxa de juros (comprando e vendendo títulos no mercado).
Como isso é feito?
Nas reuniões do Copom, define-se uma taxa de juros: a Selic Meta.
Suponha que a Selic Meta seja definida em 10% ano ano.
Ao longo dos próximos dias, o Banco Central irá executar a política monetária de manter a Selic Over (diária), dentro da meta estipulada de 10% ao ano pelo Copom.
4. Qual a Taxa Selic hoje?
Agora você pode entender que, para responder à pergunta “qual a Taxa Selic hoje“, é preciso saber se está se falando da taxa Over ou da Meta.
Para consultar a Taxa Over, basta consultar o site do Banco Central (clicando aqui), e verificar quais são as taxas diárias negociadas no Selic.
Quanto à Selic Meta, é possível consultar nas atas do Copom, ou na própria página inicial do Banco Central (clique aqui).
Para comparar a Selic Over com a Meta, é interessante que ambas estejam representadas na mesma unidade de tempo, conforme a figura abaixo, retirada do site do Banco Central.
Note que ambas estão em bases ANUAIS (a Taxa Selic Diária é a Taxa Over), sendo que a Selic Over acabou ficando um pouquinho abaixo da Meta (e essas pequenas diferenças são bastante comuns).
5. Como saber o histórico da taxa Selic?
Para consultar um histórico da relação entre as Taxas Selic Over e Meta, clique aqui.
Vamos explicar a tabela para você, extraindo apenas 3 linhas dela, conforme figura abaixo.
Na primeira coluna temos a qual reunião do Copom os dados se referem.
Na segunda coluna, a Data de Publicação das informações.
Na coluna Período de Vigência encontra-se o período pelo qual a Meta estipulada ficará em vigor (em geral, até a próxima reunião).
Em seguida vemos a Selic Meta, definida pelo Copom (expressa ao ano).
E nas duas últimas colunas aparecem a Selic Over. A primeira taxa representa o acumulado no Período de Vigência (informação menos importante), e a segunda é a média das taxas diárias desse mesmo período, só que expressa em termos anuais.
6. Como a Selic afeta a Economia?
Como a Taxa Selic, a grosso modo, reflete quanto está se pagando de juros por um título público e, sendo o governo, o maior agente do mercado, ela é chamada de Taxa Básica de Juros.
Isso porque, a partir dela, os outros agentes da economia também tomam suas decisões.
Se, por exemplo, o Copom decide aumentar a Meta da Selic, um banco, ao ver o custo do capital aumentar, poderá também repassar esse aumento aos empréstimos e financiamentos que faz.
E aí, boa parte da população acaba sentindo os reflexos da decisão do Copom.
Outro fator importante a ser tocado é a influência da Taxa Selic na Inflação.
Para explicar tal relação, fiz um vídeo super bacana.
Assista logo abaixo e, se quiser a mesma planilha que utilizo (sem bloqueios e com todas as fórmulas), basta fazer um simples cadastro abaixo do vídeo.
QUER ESSA PLANILHA?
Cadastre seu melhor e-mail e receba um total de 20 planilhas financeiras gratuitamente.
7. Como a Selic Afeta os Investimentos?
Praticamente todos os investimentos financeiros são afetados pelas decisões do Copom e também pelas expectativas do mercado em relação a: “o que vai acontecer com a Selic no futuro?“.
No mercado de ações, de maneira geral, altas taxas de juros afetam negativamente as empresas e a rentabilidade desse investimento.
No tesouro direto, os prefixados sofrem com a alta de juros, enquanto os indexados à Selic se beneficiam (mesma coisa para CDBs pré e pós-fixados).
Portanto, é muito interessante que você esteja de olho não só na Taxa Selic atual, mas também nas expectativas do mercado.
Sobre esse último ponto, sugiro fortemente a leitura de um material bastante didático, clicando aqui.