Antes de ler esse artigo, sabia que o Prof. Elisson de Andrade está com inscrições abertas para o treinamento Aprenda a Investir no mercado financeiro.
Clique aqui e não deixe de ver o quanto isso pode transformar sua relação com seu futuro financeiro.
Você sabe como obter informações cruciais (extrato detalhado) sobre seus investimentos em Tesouro Direto, sem ser pelo site da corretora pela qual investe?
Então precisa ler esse artigo até o fim!!!!!
Extrato do Tesouro Direto: atualização
Com esse artigo, quero dar mais uma contribuição de grande valor aos investidores do Tesouro Direto.
Obs: Se você ainda não conhece essa sensacional aplicação em renda fixa, a seguir, disponibilizo um link TOP que você precisa conferir. Clique: Tesouro Direto Descomplicado
Na verdade, trata-se de uma atualização de postagem publicada em 2012 e que já teve mais de 20 mil visualizações ao longo desse período.
Busquei atualizar as novas páginas de instrução e acesso, além de demonstrar novas ferramentas de análise disponíveis.
Se eu fosse você, não perderia esse artigo por nada…
Como acessar seu Extrato
Se já é investidor do Tesouro Direto, certamente deve acompanhar tal ativo através do site da corretora pela qual investe.
Todavia, você sabia que o próprio Tesouro, em parceria com a BM&FBOVESPA, disponibiliza um meio de acesso com todas as informações sobre seu investimento, muitas vezes, mais detalhadas que no site de sua corretora?
Se nunca acessou seus investimentos por esse canal, vamos aprender a fazê-lo agora mesmo.
Ao CLICAR AQUI verá que, uma vez realizado o cadastro em sua corretora, é para você ter recebido, logo em seguida, em seu e-mail, uma senha provisória enviada pela BM&FBOVESPA, para acesso à sua área restrita no site.
Se perdeu esse e-mail, não se preocupe, vou explicar como recuperar sua senha!!!!!!
O portal de acesso ao extrato deve ser acessado clicando-se aqui. Veja imagem abaixo:
No primeiro acesso, digite seu CPF e a senha provisória (que deverá trocar usando essas regras aqui).
Veja que abaixo do campo SENHA tem um link clicável, que permite recuperá-la, caso tenha perdido o e-mail com tais informações.
Após concluída a geração de uma senha permanente, abrem-se as cortinas para seu ambiente, dentro do site do Tesouro/BM&FBOVESPA.
Logo de início, o site traz um resumo de sua posição (quanto está aplicado em prefixado, IPCA ou Selic), alguns avisos e uma tabela com os títulos públicos disponíveis para negociação.
Mas como vamos focar na interpretação do seu extrato, foquemos na parte superior, em que você deverá clicar em CONSULTAR e, em seguida, EXTRATO CONSOLIDADO, conforme imagem abaixo.
Tudo OK?
Portanto, no próximo tópico irei mostrar TUDO o que precisa saber sobre seu extrato.
#DICA: leita meu artigo sobre Manual do Tesouro Direto
Entendendo seu Extrato
De início, selecione o mês e ano que deseja analisar e clique em CONSULTAR.
Veja que na tela seguinte, irão aparecer dois botões e um link, tal qual a figura a seguir.
Veja que no link, abaixo dos botões, já existe a opção de entender tudo o que seu extrato oferece (e que também explicaremos aqui).
Pois bem, continuando…
Nessa página aparecerão todos os títulos que possui, com informações sobre vencimento, valores e quantidades em sua carteira.
Mas gostaria que você escolhesse um título qualquer e clicasse em uma LUPA que aparece na última coluna, com a denominação Extrato Analítico.
Ao clicar nessa LUPA, irá abrir uma nova página com TODAS as informações sobre suas compras, em relação àquele título escolhido.
Para exemplificar e compreender todas as colunas dessa tabela detalhada, no dia 18/04/2017 o extrato de um título de minha própria carteira de investimentos, Tesouro Prefixado 2021, apresentava as seguintes informações.
Legenda:
– DATA DA APLICAÇÃO: comprei esse mesmo título em 3 datas diferentes
– QUANTIDADE DE TÍTULOS: quantos títulos comprei em cada uma das 3 ocasiões
– PREÇO DO TÍTULO NA APLICAÇÃO: foram os valores que comprei cada um dos 3 títulos, em cada uma das datas
– VALOR INVESTIDO: quanto de dinheiro coloquei em cada uma das 3 compras
– RENTABILIDADE CONTRATADA: por ser um título prefixado, em que as taxas negociadas variam ao longo do tempo, veja que comprei cada título por uma taxa diferente
– RENTABILIDADE BRUTA / ACUMULADA ANUALIZADA: essa é a taxa média de rendimento de cada título, em termos ANUAIS, sem descontar o imposto de renda
– RENTABILIDADE BRUTA ACUMULADA: foi quanto rendeu cada título, desde o início (compra) até a data da consulta. Também sem descontar o imposto, caso fosse resgatar
– VALOR BRUTO: qual o saldo da aplicação, na data da consulta, sem considerar imposto de renda
– TEMPO DA APLICAÇÃO: quantidade de dias corridos, desde a compra do título, até a data da consulta do extrato
– ALÍQUOTA/I.R.: investimentos em renda fixa possuem uma incidência de alíquotas de imposto de renda decrescentes em relação ao tempo (veja tabela aqui). Logo, como dois títulos ainda não haviam completado 2 anos, a alíquota ainda estava em 17,5%
– IOF: só seria cobrado caso o dinheiro fosse resgatado antes de completar um mês de aplicação
– TAXA BM&FBOVESPA: refere-se à taxa de 0,3% ao ano, cobrada pela bolsa (taxa igual para todos investidores). Esses valores são cobrados (em geral) semestralmente, no primeiro dia útil de janeiro ou julho
– TAXA INSTITUIÇÃO FINANCEIRA: refere-se à taxa paga à sua corretora
– VALOR LÍQUIDO: esse seria o montante de dinheiro creditado em minha conta, caso o resgate fosse realizado na data da consulta
Uma funcionalidade interessante e complementar é a opção GRÁFICO.
Ela se encontra dentro da coluna de RENTABILIDADE BRUTA ACUMULADA, bastando você clicar num botão verdinho, com o desenho de um gráfico de barras.
Veja abaixo um exemplo:
Peguei como exemplo o título prefixado, comprado em 21/01/2016, à taxa de 16,60%.
A linha verde demonstra a evolução do preço desse título, em teoria, caso ele mantivesse o ganho constante de 16,60% ao ano.
Todavia, o preço desse meu título ficou muito acima do teórico (linha azul) devido às expectativas da Selic terem caído ao longo desse período e os títulos prefixados terem auferido ganhos extraordinários.
É isso aí. Espero que tenha gostado desse texto e que ele lhe seja muito útil, no acompanhamento de suas aplicações financeiras.
Caso queira saber mais como invisto meu próprio dinheiro, tenho uma dica:
Clique aqui e veja como venho conseguindo atingir meus objetivos com uma estratégia simples de ser implementada.
Boa sorte em suas finanças e vida pessoal.