Externalidades positivas
Antes de iniciar o artigo, gostaria de fazer alguns esclarecimentos:
– Como forma de potencializar visitas ao blog, através de mecanismos de busca, poderia ter escolhido como título deste post algo mais “marqueteiro”, tal qual “Ganhe dinheiro sem sair de casa” ou “Obtendo renda extra, usando a internet”. Porém, conforme já devem ter percebido os leitores mais assíduos deste blog, não faz parte de minha estratégia vender ideias com a única meta de levar alguma vantagem financeira. Antes de tudo, busco um relacionamento estreito com meus leitores, no esquema ganha/ganha.
– Esse não é um “post patrocinado”. O artigo apenas visa relatar minha (“recente”) experiência dentro do mundo digital, de forma a compartilhar conhecimento e fazer com que meus leitores possam conhecer novas possibilidades nesse meio.
Pois bem, feitos tais esclarecimentos, vamos para o artigo em si, que tratará do comércio eletrônico de produtos digitais.
Nesse ambiente de comercialização, existem dois agentes principais a serem destacados, de início:
1) Consumidores: pessoas ávidas por adquirir produtos digitais que atendam às suas expectativas e necessidades;
2) Produtores: são aqueles que possuem algo para ser vendido.
Dentro desse contexto, o grande desafio dos produtores é fazer com que os consumidores tenham acesso (conheçam) seus produtos. Assim, se o produtor não possuir uma boa lista de e-mails, um blog bastante visitado, ou redes sociais bastante robustas, pode ser que sua força de vendas seja bastante limitada. Ou seja, tem-se um bom produto, mas “ninguém” fica sabendo que ele existe.
Para ajudar na solução desse problema, vamos acrescentar um terceiro elo da corrente: os Divulgadores. São pessoas com uma grande rede de contatos (podendo ou não possuir produtos digitais próprios), que podem servir de intermediários entre produtores e consumidores, ganhando uma comissão por cada negócio realizado. Porém, na prática, esse acerto de contas pode se tornar inviável, pois como seriam realizados os pagamentos de tais comissões?
Eis que surge uma quarta figura nesse jogo, que chamarei aqui de Facilitador. Esse último elo tem o papel de agregar pessoas, criando um sistema que permita que o consumidor compre seu produto com segurança, e que produtores e divulgadores possam se encontrar e fazer negócio.
No Brasil, a equipe do site HOTMART teve a excelente ideia de se encaixar no papel de Facilitador, viabilizando uma série de negócios entre consumidores, produtores e divulgadores. E isso funciona da seguinte maneira:
– produtores e divulgadores devem fazer um cadastro gratuito no Hotmart;
– caso seja um produtor de conteúdo digital, terá que disponibilizar seu material para venda no próprio ambiente do site. Nesse processo, além da disponibilização de materiais que ajudem no marketing do produto, define-se o preço do produto e quanto pagará de comissão aos divulgadores;
– em se tratando de um divulgador, poderá escolher aqueles produtos mais interessantes (tanto pensando na qualidade do material, quanto no valor a ser pago de comissão), que sejam de agrado de seu público-alvo. Se o produtor aprovar sua solicitação de parceria, recebe-se um link pessoal de afiliado e utiliza-o em suas redes de contato;
– quando um consumidor finaliza a compra, o Hotmart envia uma senha e login para download do produto digital, e já faz a divisão do dinheiro: cobra uma comissão por isso, e paga os valores que produtor e divulgador têm direito;
– após 30 dias de realizada a compra, que é o prazo que o consumidor terá o direito de pedir a devolução do dinheiro caso sinta-se insatisfeito com o produto, produtor e divulgador poderão transferir o dinheiro diretamente para suas contas bancárias.
Eu, atualmente, atuo como produtor e divulgador, ou seja, tenho alguns produtos (eBooks) próprios e divulgo de outras pessoas nas quais confio e conheço o conteúdo. E fiquem sabendo, esse trabalho tem me gerado uma renda complementar bastante interessante.
Gostaria que você, leitor ou leitora, percebesse que durante todo o artigo não coloquei nenhum link divulgando esses meus produtos, pois a intenção foi apenas de mostrar como uma grande ideia, que neste caso veio da equipe Hotmart, pode trazer benefícios bastante interessantes para muita gente (consumidores, produtores e divulgadores).
Se você se encaixa no perfil de produtor de conteúdo digital ou de divulgador (possuindo uma grande rede de relacionamentos), essa é uma oportunidade em aberto que tende a crescer bastante nos próximos anos. Provavelmente, outras empresas, além do Hotmart, aparecerão ao longo do tempo. E isso será bastante interessante para todos nós, que de certa forma somos clientes de seu serviço, pois haverá mais concorrência.
Mas um alerta mostra-se necessário: como a maioria das coisas na vida, tal possibilidade (comércio digital) está LONGE de ser uma promessa de dinheiro fácil. É preciso muito esforço, não só para produzir conteúdo de qualidade, mas também para criar uma rede de relacionamentos que permita divulgar produtos e ter uma boa receita.
Porém, para quem sabe trabalhar com seriedade e perseverança, tem se mostrado como uma excelente alternativa de ganhos extras. E foi com esse objetivo, de mostrar uma oportunidade, que o presente artigo foi escrito.
Boa sorte em suas finanças e vida pessoal.